clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/10/2002 15h53min

Casa Branca sugere a iraquianos assassinato de Saddam Hussein

Governo dos EUA defende troca de regime no Iraque sob qualquer forma

O porta-voz da Presidência norte-americana, Ari Fleischer, disse nesta terça, 1º de outubro, que o assassinato ou o exílio do presidente iraquiano Saddam Hussein, cometidos pelo próprio povo, seriam bem recebidos pela Casa Branca. De acordo com Fleischer, "a troca de regime é bem-vinda em qualquer forma que tome''.

Ari Fleischer destacou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ainda não decidiu sobre uma guerra contra o Iraque. A informação foi noticiada quando o porta-voz norte-americano foi questionado sobre o custo estimado pelo Congreso, que aponta para uma soma de US$ 9,013 bilhões de dólares para uma operação bélica contra Saddam:

– Eu só posso dizer que o custo de uma passagem só de ida é substancialmente menor que isso. O custo de uma bala que o povo iraquiano possa disparar... é substancialmente menor que isso. (...) O custo da guerra é mais do que isso. Mas há muitas opções que o presidente espera que o mundo e o povo do Iraque empreguem por conta própria... – declarou Fleischer.

O governo de Bush se vê impedido de matar Saddam Hussein por uma lei nacional que proíbe o assassinato de líderes estrangeiros.

Nesta terça-feira, o Iraque concordou com a retomada das inspeções de armas da Organização das Nações Unidas (ONU). Os inspetores devem desembarcar no país em duas semanas.

As informações são da agência Reuters.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.