clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/08/2006 16h09min

CPI dos Sanguessugas deverá notificar mais dois deputados

Número de parlamentares citados em relatório pode subir para 74

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas resolveu notificar mais dois deputados para que prestem esclarecimentos sobre denúncias de que teriam sido autores de emendas ao Orçamento da União para a compra de ambulâncias destinadas a municípios com preços superfaturados. O anúncio foi feito hoje pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), na reunião administrativa da CPI Mista.

Com a notificação dos deputados Salvador Zimbaldi (PSB-SP) e Philemon Rodrigues (PTB-PB), pode subir para 74 (71 deputados e três senadores) o número de congressistas que serão julgados pelo Conselhos de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara e do Senado pela possível participação no esquema de fraudes. Segundo Gabeira, os dois deputados já estavam sendo investigados, mas seus nomes ficaram pendentes de notificação num primeiro momento.

Gabeira anunciou o encaminhamento, pelo PV, pelo PSOL e pelo PPS, de pedido ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara para que os deputados acusados comecem a ser julgados imediatamente, sem que os processos passem primeiro pela Corregedoria da Casa.

O deputado anunciou também que na quarta-feira, às 16h, membros da CPI Mista terão uma audiência com funcionários e com o atual presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para esclarecer denúncias de envolvimento do órgão em fraudes com a utilização de recursos do Orçamento.

Segundo Gabeira, é hora de o Congresso Nacional mostrar à sociedade que é possível vencer as barreiras e votar, em Plenário, no próximo esforço concentrado de votação das duas Casas, marcado para os dias 5 e 6 de setembro, o processo de cassação de todos os parlamentares acusados de participarem do esquema de fraudes, além da proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto na Câmara e no Senado.

– Se nós definirmos, para os dias cinco e seis de setembro, um dia para a votação do voto aberto e no dia seguinte a votação dos deputados cujas provas já são irrefutáveis, teremos condições de oferecer ao Brasil no dia sete de setembro uma sensação de como vai ser melhor o ano que vem –, afirmou Gabeira. Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), é importante que os processos de cassação sejam votados o mais rápido possível, para que se atenda a uma expectativa do povo brasileiro em relação ao Congresso Nacional.

– Seria muito melhor para todos que esses processos fossem apreciados (em Plenário) antes das eleições marcadas para primeiro de outubro –, defendeu Suplicy.

AGÊNCIA SENADO
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.