clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Aprovação de medida pelos EUA é vista com cautela

O vice-presidente para Assuntos Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Gilman Viana Rodrigues, afirmou nessa segunda, dia 29, que é preciso ter cautela ao se analisar da aprovação da Promoção de Autoridade Comercial (TPA, em inglês) pelos Estados Unidos. Aprovado na madrugada de sábado pela Câmara de Deputados dos EUA, o mercanismo tem de passar pelo Senado. Com a TPA, o presidente norte-americano tem liberdade para negociar acordos comerciais sem intervenção do Congresso, que poderá rejeitá-los ou aceitá-los, mas não alterá-los.

– O texto traz uma listagem de 300 produtos considerados “sensíveis” para os norte-americanos. No caso dos produtos dessa lista, a liberação depende de aprovação em cinco comissões do congresso americano – disse Rodrigues, ao explicar que produtos agrícolas importantes para o Brasil certamente estarão incluídos nessa relação.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, afirmou ontem que a nova versão da TPA tornará “ainda mais difíceis” as negociações da àrea de Livre Comércio das Américas (Alca). Segundo o presidente da Associação de Empresas Brasileiras para a Integração de Mercados (Adebim), Michel Alaby, a aprovação da TPA deixa a Casa Branca com uma “arma muito mais perigosa” do que tinha até agora para barganhar apoios que considera importantes nas negociações no âmbito da Alca.


Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.