| 05/07/2006 20h36min
Os franceses foram às ruas hoje logo após o apito final do árbitro uruguaio Jorge Larrionda para comemorar a vitória sobre Portugal por 1 a 0, que classificou os "bleus" para sua segunda final de Copa do Mundo em toda a história. Apenas alguns minutos depois do término do confronto, milhares de pessoas saíram às ruas para festejar a vitória francesa com bandeiras, fogos de artifício, gritos e buzinaços.
As redes de televisão francesas mostram aglomerações em praças de diversas cidades do país, onde os torcedores não conseguem esconder a alegria pela vitória, lembrando o ano de 1998, quando a seleção do país conquistou o título mundial em casa, na final contra o Brasil.
Em Paris, muitos torcedores se reuniram em locais com telões, como no estádio Parc des Princes, embora outros tenham optado por assistir à partida em bares e restaurantes. Quando o árbitro apitou o final do confronto, um grito unânime e libertador ecoou na cidade, cuja principal artéria, os Champs-Elysées, estava cheia.
No último sábado, quando a França eliminou o Brasil nas quartas-de-final, meio milhão de pessoas comemoraram o triunfo em Paris, a maioria nos Champs-Elysées, que está noite estão fechados ao tráfego de veículos, para permitir o acesso dos cidadãos.
As autoridades dispuseram o destacamento de cerca de dois mil policiais em Paris para prevenir possíveis incidentes após a partida, depois que no último sábado foram registrados confrontos entre grupos de jovens e a Polícia, que teve de utilizar gases lacrimogêneos para dispersar os mais entusiasmados.
Na ocasião, 69 pessoas foram detidas e várias outras feridas.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.