clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/03/2006 20h00min

Relatório de Serraglio diz que Dirceu sabia de mensalão

Ligações entre ex-ministro e bancos foi “exemplarmente demonstrada”

O então ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, sabia da existência do mensalão. A conclusão é do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, que está sendo lido nesse instante pelo relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). O texto lembra que, segundo denunciou o ex-deputado Roberto Jefferson, Dirceu era o chefe do esquema.

Em seu relatório, Serraglio destaca que a proximidade entre José Dirceu e a diretoria dos bancos BMG e Rural "foi exemplarmente demonstrada" durante os trabalhos da CPI. Ele também registra que várias pessoas confirmaram que Dirceu sabia dos empréstimos e do esquema do mensalão. "O ministro estava a par de todos os acontecimentos e coordenava as decisões, junto com a diretoria do PT. Isso fica evidente no depoimento da sócia e esposa do empresário Marcos Valério, Renilda Santiago, que declarou à CPI dos Correios, em 25 de julho de 2005, que Valério tinha lhe dito que Dirceu sabia dos empréstimos", escreveu Serraglio em seu relatório.

O relator acrescentou que o próprio Marcos Valério disse que o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, lhe confessou que em reunião ocorrida no Hotel Ouro Minas, com José Dirceu, tratou-se da questão dos supostos empréstimos sacados por Marcos Valério em benefício do PT. Serraglio assinalou no relatório que Dirceu negou que tivesse participação no mensalão.

AGÊNCIA SENADO
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.