clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/04/2002 22h47min

Líder do MST gaúcho continua sitiado no prédio da ANP em Ramallah

O gaúcho Mário Lill – líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) – continua sitiado no quartel-general do líder palestino Yasser Arafat, em Ramallah. Junto com cerca de 40 ativistas estrangeiros, Lill conseguiu romper o cerco do exército israelense no último domingo e agora faz parte de uma espécie de "escudo humano" de proteção a Arafat. Ao se encontrar com o líder palestino, o gaúcho deu-lhe de presente uma bandeira do MST. Arafat agradeceu e a mostrou para os fotógrafos e cinegrafistas.

Nesta segunda, dia 1º, Lill confirmou à reportagem do Jornal Zero Hora que pretende ficar no quartel-general até o fim da crise.

– Estamos aguardando. Temos a expectativa que uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas) venha até a Palestina para intermediar uma negociação e que a ONU coloque um grupo permanente de observadores e que garanta a paz – afirmou.

A viagem de Mário Lill à Israel foi idealizada há dois meses, em Porto Alegre, durante o o II Fórum Social Mundial. A idéia era realizar uma visita de solidariedade ao povo palestino durante o "Dia da Terra" (30 de março). Segundo Lill, a visita coincidiu a com uma verdadeira situação de guerra.

– Nós sempre apoiamos a causa de todos os povos em busca de sua liberdade e sua autodeterminação, sejam eles palestinos, latino-americanos, europeus, asiáticos. Sempre foi a nossa linha de atuação do movimento. Viemos para cá para a celebração do Dia da Terra, que tem uma ligação muito forte com a nossa luta. A questão da terra nos unifica. Os palestinos têm um significado muito forte da terra, por isso viemos – disse Lill à ZH.

Lill negou qualquer relação entre o MST e grupos extremistas, como o Hamas ou o Hezbollah. Ressaltou estar em Ramallah para "defender a paz". O governo brasileiro considerou a presença de Mário Lill em Israel um situação de risco, já que 12 dos 40 ativistas que estiveram com Yasser Arafat foram presos pelo exército israelense.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.