| 18/12/2005 09h07min
A ONG Oxfam condenou hoje o documento apresentado no último dia da conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) por considerar que representa um "fracasso" das promessas realizadas pelos países mais ricos ao mundo em desenvolvimento.
– A proposta, que emerge após toda uma noite de negociações, reflete que os interesses dos países ricos vão além dos das nações em desenvolvimento, além de não proporcionar as reformas de que os países pobres necessitam – acrescenta a ONG em comunicado de imprensa.
Além disso, a Oxfam qualifica de "profundamente decepcionante" o texto desse projeto de declaração ministerial elaborado pela Secretaria-Geral da OMC.
– É uma traição às promessas feitas aos países em desenvolvimento – ressalta a Oxfam em seu comunicado.
A ONG acrescenta que "os interesses dos países ricos prevaleceram mais uma vez, enquanto as nações pobres têm que lutar na retaguarda por ações tão simples como manter esses assuntos de seu interesse sobre a mesa de negociações".
– Os pequenos progressos em agricultura foram anulados por acordos extremamente prejudiciais em serviços e indústria – afirmou Phil Bloomer, chefe da campanha "Comércio Justo" da Oxfam.
Os países da OMC devem encerrar hoje em Hong Kong uma conferência ministerial de seis dias em que se tentou avançar, com resultados modestos, na liberalização do comércio mundial de agricultura, serviços e bens industriais, entre outros.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.