clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/11/2005 10h23min

Irã classifica como inaceitáveis pressões sobre a Síria

Representade do governo iraniano criticou resolução da ONU

O Irã classificou hoje como "inaceitáveis" as pressões da comunidade internacional sobre a Síria, país que descreveu como "amigo".

– Nós apoiamos a Síria sem nenhum tipo de dúvida. A Síria é nossa amiga. As pressões sobre este país são inaceitáveis e politicamente motivadas – disse aos jornalistas o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hamid-Reza Asefi.

Asefi criticou duramente a resolução 1.363 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 31 de outubro e não qual foram estabelecidas sanções a Damasco caso a Síria não coopere plenamente com a investigação internacional em andamento sobre o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri.

Irã e Síria se distanciaram na década de 80 por causa do apoio sírio ao Iraque durante a guerra entre o regime dos aiatolás e a ditadura de Saddam Hussein, mas iniciaram uma aproximação em 1997. Assim como a Síria, o Irã está submetido a grandes pressões da comunidade internacional, principalmente por causa do desejo do regime de Teerã de seguir adiante com seu programa de desenvolvimento nuclear.

AGÊNCIA EFE

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.