clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/04/2005 17h34min

Pesquisa revela que romenos desejam retirada do Iraque

Primeiro-ministro promete manter efetivo de 800 homens no país

Uma pesquisa revela que a maioria dos romenos deseja a retirada dos tropas que estão no Iraque. Pelo levantamento divulgado neste domingo, dia 24, 70% dos entrevistados são favoráveis à medida enquanto 18% apóiam a manutenção dos 800 homens no país. Outros 12% se mostraram indiferentes ao assunto.

A enquete foi realizada pela agência local Curs e ouviu 1.020 pessoas em todo o país. Ela foi divulgada apenas três dias após a ameaça de assassinato a três jornalistas romenos que estão seqüestrados no Iraque. Os jornalistas, Marrei Jeanne Ion, 32, repórter da Prima TV, Sorin Miscoci, 30, cinegrafista e Ovidiu Ohanesian, 37, do jornal Romania Libera foram capturados em Bagdá.

Mesmo com o apelo popular, a Romênia não deve se apressar para retirar suas tropas do Iraque. O primeiro-ministro Calin Tariceanu descartou aceitar as reivindicações dos militantes.

– Seria arriscado tomar uma decisão hoje, sob a influência dos últimos eventos. Os romenos, se quiserem ser um povo forte, precisam mostrar solidariedade nesses momentos, e não devem fazer o jogo daqueles que querem nos colocar sob pressão e fazer nos sujeitarmos – acrescentou.

A Romênia foi aceita recentemente na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Os jornalistas estão desaparecidos desde 28 de março.

As informações são da agência Reuters.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.