clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/02/2005 08h37min

Médicos confirmam melhora no estado de saúde do Papa

João Paulo II respira sem a ajuda de aparelhos

O boletim médico sobre a saúde do papa João Paulo II foi divulgado na manhã desta sexta, dia 25, e confirmou que a situação do Pontífice apresenta melhoras. De acordo com o comunicado, as condições cardiovasculares do religioso estão normais e a noite do Papa no hospital Gemelli, em Roma, foi tranqüila.

O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, afirmou que João Paulo II tomou café-da-manhã e comeu 10 biscoitos. Mas a fala do Papa ainda está prejudicada por causa da traqueostomia – uma operação para facilitar sua respiração – realizada nessa quinta, dia 24. Ele ficará impossibilitado de se comunicar verbalmente por mais alguns dias.

– Quando voltou para o quarto ontem à noite, sua anestesia estava bem leve. O papa pediu um papel e escreveu em tom de brincadeira: "o que um dia fez comigo" – contou Navarro-Valls.

O porta-voz ressaltou ainda que as dificuldades enfrentadas pelo Papa nas últimas horas foram causadas por um problema na laringe. Disse também que a cirurgia dessa quinta foi eletiva, ou seja, não foi de emergência. O porta-voz descartou que o Pontífice tenha tido febre desde a sua última internação há 10 dias.

O Papa já respira melhor e sem a ajuda de aparelhos nesta sexta, mas não tem previsão de alta. No entanto, o Vaticano não excluiu a possibilidade de João Paulo II estar presente na missa do próximo domingo. Um nota com mais detalhes sobre a saúde do religioso será divulgada nas próximas horas. Um outro boletim médico será feito na próxima segunda.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.