| 20/02/2005 17h49min
O Grêmio perdeu por 2 a 1, de virada, para o São José, em Cachoeira do Sul neste domingo, dia 20, pelo Gauchão. Somália, de pênalti, abriu o placar para o tricolor. Josiel e Marquinhos viraram para o time da casa.
Conhecendo o gramado e embalado pelo estádio quase lotado (com a presença de alguns torcedores do Grêmio), o São José começou o jogo partindo para cima. O tricolor respondia com alguns contra-ataques, mas a forte marcação do time da casa acabava deixando o jogo truncado entre o meio-campo e as intermediárias. Os atacantes Samuel e Somália apoiavam a marcação, e auxiliavam a defesa nas cobranças de escanteio. O meia Bruno também marcava, por vezes fugindo de sua característica. Com a forte marcação de ambas as equipes, o jogo foi muitas vezes parado pelas faltas, dando pouco trabalho aos goleiros. Eduardo, que defendia o tricolor, preocupou-se com os escanteios cedidos para parar as investidas dos anfitriões.
E foi justamente uma falta que acarretou o primeiro
gol na partida. Foi aos
19 minutos, quando Somália escapava pela esquerda, puxando o contra-ataque em velocidade – a primeira investida gremista na partida – driblando os adversários, e foi derrubado pelo goleiro Vandré. Ele mesmo, Somália, bateu e converteu. No canto esquerdo, sem chance para Vandré, que caiu para o outro lado.
O jogo seguiu com as tentativas, paradas pela faltas e a forte marcação, dificultando grandes jogadas, ou mesmo troca de passes muito longas. O time do interior seguiu atacando, até que aos 28 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, Josiel subiu mais alto que a defesa gremista e mandou a bola no canto direito do goleiro Eduardo. Com o jogo empatado, os dois times criam mais chances, fazendo os goleiros trabalharem mais do que em toda a primeira etapa.
No segundo tempo, o jogo continuou truncado, pela marcação. Principalmente sobre a dupla de ataque gremista Samuel e Somália. As duas equipes criaram mais oportunidades, na tentativa de desequilibrar no
placar. Na melhor
oportunidade do Grêmio na etapa complementar, Somália deixou escapar a chance da vitória: aos 19 minutos, depois de tabelar com o capitão Marcus Vinícius, o centroavante gremista bateu em cima do zagueiro. No rebote, o jogador de 1,89m cabeceou na trave do gol do São José. O time de De León ainda ameaçou aos 31 minutos, quando Cássio, que substituiu Samuel, passou para Somália, que preferiu deixar para Marcinho. O lateral bateu cruzado, da ponta-esquerda, mas a bola saiu à esquerda do gol de Vandré.
A vitória do time de Laone Luz veio somente aos 38 minutos. Depois da cobrança de falta e da cabeçada, que foi defendida por Eduardo, Marquinhos tocou cruzado, quase sem ângulo, num chute indefensável.
No minuto seguinte, o que estava ruim, ficaria ainda pior. Precisando correr atrás do resultado, o Grêmio acabou ficando com um jogador a menos, depois que Bruno foi advertido com o segundo cartão amarelo na partida por uma falta dura. Auxiliando na marcação, que não bem sua
função natural, o meia
acabou exagerando e foi mandado para o chuveiro mais cedo. Depois disso, o time da Azenha ainda levou perigo com Somália, que brigou até o último minuto. Aos 43 minutos, o centroavante viu o goleiro adiantado e bateu, da intermediária, obrigando Vandré a se esticar para mandar a bola para escanteio.
Com a derrota, o tricolor mantém os oito pontos e segue na terceira posição do Grupo 2. O time de De León tentará recuperação jogando em casa na próxima quarta, dia 23, quando recebe o São Gabriel no Olímpico.
• Confira a galeria de fotos da partida
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.