clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Eleição para Parlamento Europeu testa popularidade de Berlusconi

Votação ocorre na próxima semana

Mesmo que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, não possa assumir uma vaga no Parlamento Europeu, os italianos que comparecerão às urnas na próxima semana possuem duas opções: votar contra ele ou a favor dele. O premiê concorre nas cinco regiões eleitorais do país, pedindo a simpatizantes do governo que escrevam o nome dele na cédula para a escolha dos parlamentares.

Com seu rosto sorridente estampado em pôsteres que fazem propaganda de suas conquistas desde que subiu ao poder, em 2001, Berlusconi transformou a eleição para o Parlamento Europeu em um tipo de plebiscito a respeito de seu governo, o mais duradouro do país desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Analistas dizem que a votação será apenas isso, já que os eleitores usarão esse momento para elogiar ou punir o dirigente. Os votos recebidos por Berlusconi serão usados para ajudar outros candidatos do partido dele a chegar ao Parlamento de Estrasburgo (França).

O maior rival do premiê, Romano Prodi, presidente da Comissão Européia e ex-primeiro-ministro italiano, espera que os eleitores insatisfeitos dêem apoio ao bloco de esquerda liderado por ele. Segundo os analistas, os eleitores devem avaliar duas questões principais: o desempenho da economia e o apoio de Berlusconi à campanha dos Estados Unidos no Iraque.

A economia revelou-se o coringa do premiê, com a promessa de que, a partir do próximo ano, haja um corte de 12,5 bilhões de euros em impostos. Por outro lado, ao dar apoio à guerra o premiê parece ter perdido popularidade.

No entanto, independente de seu resultado, as eleições não devem abalar a determinação de Berlusconi de continuar no poder até as próximas eleições gerais, previstas para 2006, quando tentaria obter um segundo mandato.

Com informações da agência Reuters.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.