clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 03/10/2010 10h52min

Treze mil peças de propaganda eleitoral irregular são recolhidas em Canoas

Até as 9h30min, 70 autuações por santinhos encontrados jogados em grandes quantidades nos locais de votação foram registradas

A intensificação na fiscalização sobre a propaganda eleitoral colocada de forma irregular em canteiros, praças, rótulas e calçadas de Canoas já contabiliza o recolhimento de 13 mil placas (somente nas últimas 24 horas foram cerca de 3 mil peças) e cavaletes de diferentes candidatos e partidos que estavam em locais proibidos. Na sexta-feira, o total recolhido pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) era de 7 mil peças, em um trabalho realizado há cerca de 10 dias.

Desde a noite de sábado até as primeiras horas da manhã deste domingo, o número aumentou.

— As peças são recolhidas, mas muitos candidatos acabam repondo mais material em locais proibidos, que são novamente recolhidos — disse o secretário interino Vitor Labes.

Saiba o que pode e que não pode fazer neste domingo

Todas as peças estão sendo removidas para o pátio junto à sede da SMSU, na Avenida Inconfidência, 582. Quatro caminhões percorrem a cidade para o serviço.

As placas são proibidas em praças, rotatórias e nos canteiros centrais de avenidas se ficarem com menos de dois metros de distância do meio-fio. O objetivo é evitar que prejudiquem a visibilidade dos motoristas no trânsito.

Mais de 70 autuações por santinhos no chão

O trabalho de recolhimento de propaganda eleitoral em locais inadequados é parte do projeto Eleição Limpa. Desde às 5h30min da manhã deste domingo, equipes de limpeza SMSU, com cerca de 115 servidores, em cinco equipes — uma por quadrante e uma no Centro, realizam a limpeza e varrição das áreas próximas aos locais de votação.

Até às 9h30min, a SMSU já tinha o registro de 70 autuações, para diferentes partidos e candidatos cujos santinhos foram encontrados jogados em grandes quantidades nos locais de votação. A multa para cada caso é de R$ 472,20, com base na lei 4980/2005 e será encaminhada à justiça eleitoral que poderá anexar a multa à prestação de contas dos candidatos.

Às 11 horas, a SMSU divulgará um boletim atualizado sobre a quantidade de material recolhido e o número de autuações até o final da manhã.

Tire dúvidas sobre o pleito no Guia do Eleitor

ZEROHORA.COM
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.