clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 01/09/2010 16h51min

Oposição no Senado repercute quebra de sigilo fiscal

Nenhum senador da base aliada estava presente para rebater as acusações ou defender o governo

A oposição ocupou a tribuna do Senado nesta quarta-feira para repercutir a denúncia de quebra de sigilos fiscais que atingiu, entre outros, o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e Verônica Serra, filha do presidenciável tucano, José Serra.

Nenhum senador da base aliada estava presente para rebater as acusações ou defender o governo.

Coube à senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), uma das coordenadoras da campanha presidencial de Serra, abordar o tema. Ela revelou que seu primeiro suplente, o pecuarista e empresário Antônio Russo Netto, também foi vítima da violação do sigilo fiscal.

— Russo ficou perplexo quando lhe perguntei sobre esse assunto, porque ele me disse, inclusive, que a prestação de contas dele é feita em São Paulo, não tem nada a ver com Mauá nem com o ABC Paulista — relatou.

Em seu discurso, ela acusou o governo de promover uma devassa generalizada na vida fiscal dos cidadãos, bem como de não tomar providências para garantir o direito constitucional à privacidade dos dados da declaração de renda.

Ela ainda criticou as alegações do governo, que imprimiu feição eleitoral ao episódio. Ontem, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou que a oposição tentava transformar o episódio em "palanque eleitoral".

— Violar o sigilo fiscal de políticos para fazer dossiês, tentando minimizar ou abafar o caso, é inadmissível — afirmou a tucana.

— A invasão criminosa do sigilo fiscal não é pouca coisa, é um fato de extrema gravidade, terrorismo de Estado, um ataque perigoso contra a integridade da cidadania — acrescentou.

O aparte coube ao vice-líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), que foi cotado para ser o candidato a vice-presidente na chapa de José Serra.

— O governo tenta mais uma vez enganar, afirmando que a filha de Serra pediu que quebrasse seu próprio sigilo fiscal — disse.

— Isso é uma ignomínia inominável: avançar sobre a privacidade da vida da filha do candidato a presidente da República da oposição — arrematou o tucano.

Agência Estado
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.