clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 12/08/2010 04h46min

Escola de Lajeado inscreve mais de cem estudantes no Jovem Cidadão

Concurso cultural quer saber opinião dos alunos sobre política

Letícia Mendes  |  leticia.mendes@zerohora.com.br

Transformar cidadania, eleição e democracia em papo de jovem não é uma tarefa fácil. Para modificar essa realidade, o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), em Lajeado, no Vale do Taquari, criou um projeto que tenta despertar os estudantes para a importância de discutir sobre política. Hoje, os alunos já provam que aprender é o primeiro passo para gostar do assunto.

– Acredito que os alunos precisam de alguém que desperte neles esse interesse pelo assunto. Eles necessitam de espaço para mostrar suas ideias, assim eles se sentem entusiasmados a participar – afirma o professor Gustavo Arossi, que coordena o projeto nas aulas de filosofia e sociologia.

Criatividade e muitas propostas não faltam aos alunos. A instituição já inscreveu mais de cem estudantes no concurso Jovem Cidadão, promovido por Zero Hora. A iniciativa pretende mostrar o que os jovens desejam que os políticos façam se assumirem seus cargos. O concurso propõe que os alunos respondam a pergunta: “Que projeto para os jovens os políticos poderiam criar e por quê?”

O interesse dos alunos em participar é resultado do projeto que se iniciou em maio com as turmas de Ensino Médio. Na escola, os estudantes passaram a ter palestras, assistir a filmes e a aprender sobre a história da política brasileira. Hoje, durante as aulas, eles discutem com propriedade.

– Muitas vezes, nós somos esquecidos por parte dos políticos. Acredito que com projetos de interesse dos jovens eles possam se interessar pela discussão – afirma a aluna Luiza Hartmann, 17 anos.

Para que os jovens não ficassem apenas na teoria, a escola ainda incentivou os estudantes a confeccionarem seus títulos de eleitor. Foi assim que Giulia Muccilo, 17 anos, decidiu que irá votar neste ano.

– O jovem só se interessa por aquilo que ele entende. Acredito que aprender sobre política é essencial. Essa motivação tem de partir da escola e dos pais para que a gente cresça sabendo o que faz um político e quais são seus deveres – defende a adolescente.

Como participar
AS CATEGORIAS
- Estudantes de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
- Estudantes de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental
- Estudantes do Ensino Médio
O ENVIO
- Os estudantes devem enviar os textos com até 20 linhas (escrito à mão, datilografado ou digitado) para os endereços abaixo. Junto, devem enviar foto (impressa ou em formato JPG) e as seguintes informações pessoais: nome completo, idade, escola, série, cidade, endereço e telefone.
- Por carta: até o dia 20 de agosto (data da postagem) para a Editoria de Política de ZH, Avenida Ipiranga, 1.075, Azenha, Porto Alegre, CEP 90169-900
- Por e-mail: até o dia 25 de agosto para o endereço politica@zerohora.com.br

ZERO HORA
Caco Konzen, Especial / 

Colégio Alberto Torres incentivou seus alunos em idade de votar que fizessem o título de eleitor
Foto:  Caco Konzen, Especial


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.