clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 10/08/2010 02h48min

Yeda vai criar núcleos no Interior para atrair votos

A intenção é aproveitar a melhor avaliação do governo entre os eleitores

Depois de a última pesquisa Ibope ter apontado crescimento nos índices de avaliação do governo Yeda Crusius, o PSDB traça estratégias para transformar essa melhora em votos. Como a tucana tem melhor desempenho no Interior, a campanha vai criar núcleos pró-reeleição em diferentes regiões.

Outro foco é a propaganda na TV. A ideia é apresentar os projetos e realizações do mandato. Apesar de estar contente com os índices de avaliação do governo na última pesquisa Ibope – em comparação ao levantamento anterior –, a cúpula da campanha questiona os resultados do instituto para a corrida ao Piratini. Divulgada no domingo, a nova sondagem, realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, aponta que, na avaliação da administração, o item ótimo/bom subiu de 26% para 30% e a que a rejeição a Yeda reduziu de 47% para 41%. Já a intenção de voto baixou de 15% para 11%.

Os dados foram criticados em nota divulgada pela campanha. Porém, conforme um membro da executiva do PSDB, “pesquisa é coisa de momento, mas o partido precisa aceitar os números”:

– Se queremos alterar esses números, temos de trabalhar.

Para especialista, avaliação positiva do governo é modesta

O cientista político Rubens Figueiredo, que comanda o Cepac, empresa de análise política de São Paulo, afirma que a melhora nos índices de aprovação administrativa normalmente vem acompanhada de aumento na intenção de voto. O especialista, no entanto, faz uma ressalva:

– A diferença de quatro pontos (na intenção de voto) não é algo extraordinário. O índice do governo (30%) é bem modesto para alavancar a intenção de voto. Isso começa a fazer efeito quando você tem 55% para cima. Não há histórico de candidatos que se reelegem com essa aprovação (30%).

Na avaliação de André Marenco, professor de Ciência Política da UFRGS, a melhora na avaliação da gestão tem relação com o esforço do governo em agradar ao Interior e com o tempo decorrido desde que o Piratini foi alvo de denúncias.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.