clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/06/2010 13h48min

Otan pede a Israel liberação de navios e membros de frota humanitária

Secretário-geral pediu investigação rápida, imparcial e transparente do incidente

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, pediu hoje a Israel a "liberação imediata" dos ocupantes e dos navios que faziam parta de uma frota que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza, que foi atacada pelo Exército israelense na segunda-feira.

Rasmussen, em comunicado, condenou "os fatos que levaram a essa tragédia" e lamentou a morte de nove pessoas no ataque e outras vítimas causadas "pelo uso da força durante o incidente envolvendo o comboio que se dirigia a Gaza". O responsável da Otan uniu-se aos pedidos das Nações Unidas e da União Europeia (UE) a favor de uma investigação "rápida, imparcial, crível e transparente do incidente".

A nota foi emitida após uma reunião extraordinária dos embaixadores dos 28 países-membros da Otan, que foi solicitada pela Turquia. Na reunião, houve "uma extensa troca" de pontos de vista, segundo o secretário-geral, que não deu mais detalhes. Rasmussen disse que, como questão mais urgente, pedia "a libertação imediata dos civis e dos navios retidos em Israel".

EFE
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.