clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/05/2010 07h14min

Governo do Estado libera R$ 20 milhões para hospitais gaúchos

Iniciativa contempla o custeio de 242 hospitais habilitados

A governadora Yeda Crusius autorizou a liberação de R$ 20 milhões para os hospitais integrantes do Programa Estruturante Saúde Perto de Você, conforme informações da assessoria de imprensa do Estado. A iniciativa contempla o custeio de 242 hospitais habilitados, distribuídos pelo Rio Grande do Sul. Além de auxiliar financeiramente o custeio da Rede Hospitalar Gaúcha, a medida incentiva à regulamentação contratual dos prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, realizada nesta quinta-feira, possibilita a integração das unidades hospitalares aos programas desenvolvidos pelo governo, especialmente os que envolvem saúde mental.

— Estamos promovendo repasses significativos e regulares aos hospitais porque qualificar a saúde é prioridade desse Governo — afirmou a governadora. Yeda lembrou que o choque de gestão promovido no RS recuperou as condições de investimento para áreas fundamentais, como é o caso da Saúde.

— O equilíbrio financeiro está possibilitando que preparemos o Rio Grande do Sul para o futuro. Estamos aprimorando e transformando a realidade que encontramos para aquela que sonhávamos há três anos — completou.

Após a reunião de trabalho com a governadora, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, a secretária da Saúde Arita Bergamann disse que o conjunto de incentivos liberados nesta quinta, por empenho, para os hospitais — amplia e qualifica a assistência de saúde à população gaúcha, uma vez que regularizamos toda programação de repasses — confirmou.

O Programa Ação de Apoio aos Hospitais Vinculados ao SUS teve inicio em 2008 e até o momento conta com 256 hospitais cadastrados, 12 deles em processo de habilitação. Os hospitais iniciam com o incentivo básico, posteriormente vão aderindo aos demais incentivos, principalmente o relacionado à saúde mental, que iniciou com 320 leitos psiquiátricos e hoje conta 391. Para álcool e outras drogas, aumentou de 463 leitos para 583. Programas como Gestante de Alto Risco, Mãe Canguru, Casa da Gestante, Traumato-Ortopedia, Samu-Salvar também fazem parte da política de incentivo à saúde, do Governo do Estado.

ZEROHORA.COM
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.