clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/05/2010 11h50min

RS firma convênio com Banco Mundial para preservação da biodiversidade

Serão beneficiados 33 municípios de quatro microrregiões do bioma pampa

Foi assinado nesta terça-feira um acordo entre o Estado com o Banco Mundial para preservação da biodiversidade gaúcha. A organização financeira doará US$ 5 milhões para o projeto. Serão beneficiados 33 municípios de quatro microrregiões do bioma pampa. A contrapartida do Estado será de US$ 6,1 milhões de dólares.

Para promover o desenvolvimento regional, o Estado atuará na conservação da biodiversidade, além de gerenciar os ecossistemas e de criar as oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais.

— Este bioma é único no mundo e poderemos acompanhar cada uma das 900 unidades de produção que irão representar o modelo de sustentabilidade — afirmou a governadora Yeda Crusius.

A instituição irá colocar os recursos à disposição gradualmente, conforme o andamento do projeto. As primeiras parcelas devem chegar ainda no mês de junho, de acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, que não adiantou o valor dos primeiros aportes.

O projeto tem o objetivo de promover a proteção e a recuperação da biodiversidade em propriedades rurais no bioma pampa. Para isso, explica Tusi Pinto, será realizada uma série de workshops em 13 propriedades modelo.

Trata-se de um grupo de fazendas dedicadas a diversas atividades (como silvicultura, pecuária de corte, viticultura, citricultura, produção de soja e arroz, entre outros), onde técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) verificaram o respeito a regras ambientais.

ZEROHORA.COM
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.