clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/05/2010 00h27min

Vazamento de óleo é cinco vezes maior que o estimado

Plataforma que explodiu e pegou fogo despeja 25 mil barris de petróleo por dia

WASHINGTON - Em meio à ameaça de desastre ambiental, o governo norte-americano e a Guarda Costeira unem esforços contra prognósticos cada vez mais assombrosos sobre a mancha de petróleo que se espalha pelo Golfo do México e pode atingir quatro Estados. O poço que originou o problema, que ficava sob uma plataforma que explodiu e pegou fogo na semana passada, está soltando até 25 mil barris de petróleo bruto por dia quase 800 mil litros, cinco vezes a quantidade estimada anteriormente.

Ian MacDonald, professor de Oceanografia da Universidade Estadual da Flórida e especialista em acompanhar vazamentos de petróleo por imagens de satélite, disse que pode haver mais de 9 milhões de galões de petróleo flutuando no golfo, tendo como base na estimativa de 25 mil barris vazados diariamente.

Funcionários do Departamento do Interior disseram que pode levar 90 dias para conter o vazamento. Se a previsão de 25 mil barris por dia estiver correta e o vazamento permanecer por 90 dias, serão 2,25 milhões de barris ou 94,5 milhões de galões.

O governador Charlie Crist declarou sexta-feira estado de emergência na Flórida. Assim, o Estado receberá ajuda do governo federal para fazer frente a uma eventual catástrofe. Um dia antes, o governador da Louisiana, Bobby Jindal, declarou estado de emergência e pediu verbas ao Departamento de Defesa para mobilizar até 6 mil soldados da Guarda Nacional, que ajudarão no eventual trabalho de limpeza. Na noite de quarta-feira, a mancha de petróleo estava a apenas cinco quilômetros de uma área de preservação ambiental em um manguezal no delta do Mississippi, região de particular preocupação para os ambientalistas, devido à riqueza do seu ecossistema e à dificuldade de recuperar a área.

O vazamento pode afetar a pesca, a preservação ambiental e o turismo nos Estados de Texas, Louisiana, Alabama e Flórida. O acidente pode também influir em propostas do governo, algumas já submetidas ao Congresso, de concessão de novas autorizações para a prospecção de petróleo nas águas americanas do Golfo do México.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.