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 | 28/01/2010 15h

Tráfego muda a partir da próxima semana para construção do elevado da Seta em Florianópolis

Obras da cabeceira Norte da estrutura começam na próxima quinta-feira, dia 4

O tráfego de veículos será bloqueado num trecho da Via Expressa Sul, o principal acesso entre o Centro e o Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, a partir da próxima quinta-feira, 4 de fevereiro.

 A mudança ocorre para o início das obras da cabeceira Norte do elevado, a ser erguida nas imediações do cruzamento da Expressa com a avenida Deputado Diomício Freitas. Na data, o fluxo de veículos será desviado para vias construídas nas laterais dos últimos 200 metros da Expressa, no encontro com a avenida.

Quem vai do Centro para o Sul da Ilha terá que seguir por um acesso lateral, no final da Via Expressa, para chegar à avenida Deputado Diomício Freitas e ir em direção ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz e aos bairros do Sul da Ilha.

Neste sentido, a via alternativa terá duas faixas de rolamento até as proximidades do cruzamento com a avenida, quando haverá o estrangulamento para uma faixa.  

Para os motoristas que trafegam do bairro para o Centro não haverá mudança significativa. A via marginal terá duas faixas de rolamento em toda a extensão, no encontro entre a SC-405 e a Via Expressa Sul.

Confira o infográfico sobre a construção do elevado:



De acordo com o Secretário de Obras do município, José Nilton Alexandre, as alterações no tráfego não devem causar transtornos aos motoristas. Guardas municipais e policiais militares rodoviários serão destacados para monitorar o trânsito no local.

A interdição do trecho da Expressa Sul pode ser adiado em caso de mau tempo, ja queos trabalhos de construção ds vias paralelas ainda estão em fase de acabamento.

Ambos os acessos serão definitivos. A pista a ser utilizada no sentido bairro-Centro vai servir, após o término da construção do elevado, como acesso à Via Expressa Sul para os motoristas que saem do bairro Carianos para a região central da cidade. Os veículos vão passar sob o elevado.

Já o acesso lateral que será utilizado a partir da próxima semana por quem trafega do Centro para o Sul da Ilha, vai ser transformado numa via direta para quem segue para o bairro Carianos.

Desapropriações

Para a construção do elevado, cerca de 23 casas da região do encontro da Via Expressa Sul com a SC-405 serão desapropriadas. Desde o ano passado a prefeitura negocia com as famílias atingidas.

Uma escola que funcionava nas imediações do trevo já foi demolida para a implantação do acesso direto entre a Via Expressa e a avenida Diomício Freitas, que leva ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Na última semana, a empreiteira responsável pela obra começou a demolir uma casa na esquina da SC-405 com a avenida Jorge Lacerda. Pelo menos outras duas edificações serão desapropriadas nas próximas semanas para o início da construção da cabeceira Sul do elevado.

A prefeitura e os desapropriados entraram num acordo e os imóveis devem ser desocupados em breve, assegura o secretário. A prefeitura estima gastar R$ 3,5 milhões com as indenizações às famílias desapropriadas.

A obra

A obra do elevado do Trevo da Seta iniciou na primeira quinzena de setembro de 2009. O prazo contratual para o término dos trabalhos é de 18 meses, mas a prefeitura e a construtora estimam que a construção esteja finalizada em um ano.

A estrutura terá 145 metros de extensão, com 9,30 metros de largura, com duas faixas de rolamento em cada sentido. O elevado, com custo total de R$ 16 milhões, terá capacidade de receber fluxo de até 30 mil veículos.

DIARIO.COM.BR
Hermínio Nunes / 

O fluxo de veículos será desviado para vias construídas nas laterais dos últimos 200 metros da Expressa, no encontro com a avenida
Foto:  Hermínio Nunes


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