| 26/11/2009 14h37min
Uma das parcerias mais vitoriosas do vôlei de praia mundial está a poucos dias de acabar. Quando entrarem em quadra nesta sexta-feira para a disputa da etapa baiana do Circuito Banco do Brasil, os campeões olímpicos de 2004 iniciarão a luta por um título juntos pela última vez. A etapa de encerramento da temporada, que ocorrerá na arena montada na praia da Armação, em Salvador (BA), marcará a despedida oficial da dupla.
Juntos desde 2002, Ricardo e Emanuel acumulam até o momento 779 vitórias e 62 títulos juntos, além de duas medalhas olímpicas – ouro em Atenas/2004 e bronze em Pequim/2008. Mais do que títulos, a dupla conquistou respeito e reconhecimento em todo mundo pelo espírito demonstrado dentro de quadra.
– Está sendo um momento muito difícil, afinal são sete anos de parceria e, mais do que isso, sete anos de amizade e cumplicidade. Sempre nos entendemos e nos respeitamos muito e estes sentimentos prosseguirão mesmo com o fim da dupla. Tenho certeza de que o início deste novo ciclo de nossas carreiras, quando teremos novos parceiros, será um pouco estranho – comentou Ricardo.
Na despedida, a dupla não espera resultados, mas sim aproveitar sem pressão os últimos momentos de parceria. Para Ricardo, a trajetória de sucesso da dupla sempre foi pautada pelo companheirismo.
– Não estamos preocupados com resultados, afinal esta etapa será especial e inesquecível por tudo que já conquistamos juntos. Nossa preocupação será entrar em quadra e aproveitar os últimos momentos desta história tão bonita e vitoriosa que construímos. Não é fácil vencer tantas vezes e manter uma dupla competitiva por dois ciclos olímpicos, conquistando medalhas em ambos – comentou o baiano, que apesar de não ter definido seu parceiro para o próximo ano tem os primeiros objetivos bem claros.
– Sempre trabalhei com metas definidas em minha carreira e desta vez não será diferente, apesar de saber que precisarei de algum tempo para me adaptar a um novo parceiro. Será um ano de experiências e ajustes para que possamos iniciar o ano de 2011, quando começa o processo de classificação olímpica, preparados para lutar de igual para igual com as outras parcerias brasileiras – completou o campeão olímpico.
No primeiro dia do torneio principal, as 24 duplas em cada naipe serão divididas em seis chaves com quatro componentes cada. Cada parceria realizará dois jogos ao longo do dia e as equipes que vencerem pelo menos um destes confrontos avançarão à fase eliminatória, que será realizada ao longo do sábado, fechando o dia com as semifinais. As decisões e disputas de terceiro lugar masculinas e femininas serão no domingo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.