| 24/09/2009 09h19min
O pivô Lukaian está pronto para disputar o confronto decisivo pelas quartas-de-final da Liga Futsal contra o Florianópolis, na próxima terça-feira, dia 29, em Joinville. Isso será possível graças ao tratamento ao qual o atleta foi submetido após lesionar a coxa direita no clássico contra a Malwee.
O jogador da Krona foi tratado no Centro de Treinamento do Palmeiras, em São Paulo, e passou por um processo pouco utilizado no futsal e conhecido na medicina esportiva como fator de crescimento plaquetário.
Há 20 dias, o pivô teve uma lesão no músculo posterior da coxa. Para ter Lukaian à disposição para o mata-mata decisivo, a direção da equipe joinvilense desembolsou cerca de R$ 6 mil. Com isso, Lukaian foi tratado pelo médico André Perdinelli, da Seleção Brasileira de Futsal.
Com quatro gols na Liga Futsal, Lukaian é o principal investimento da Krona para o campeonato.
— Terça eu volto e espero atuar o máximo de tempo
possível para ajudar o time a conseguir a classificação —
diz. No primeiro jogo, a Krona venceu por 7 a 4. Agora, pode empatar para ser semifinalista.
O tratamento pelo qual Lukaian passou consiste em retirar sangue da veia do atleta, depois manipulá-lo até a temperatura ideal na centrífuga. Após isso, as plaquetas ficam embaixo, separadas dos glóbulos vermelhos e brancos. O médico retira as plaquetas e as aplica no local da lesão, gerando uma regeneração mais rápida do músculo.
— É semelhante ao processo de crescimento de uma célula tronco, mas é feito com material do próprio paciente — conta o fisioterapeuta Anderson Guímbala, da Krona.
O pivô ainda sente um leve desconforto no local da lesão, mas nada que preocupe para o dia da partida. Anderson conta que o tratamento vem sendo mais utilizado no futebol de campo. No futsal, dificilmente é feito por causa do custo. A Krona preferiu apostar alto na recuperação do jogador.
Nesta sexta, dia 25, o pivô passará por uma ecografia para se
certificar que a lesão foi curada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.