clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/07/2009 20h28min

Avaí vira sobre o Sport em Recife e sai da zona de rebaixamento

Leão catarinense venceu xará pernambucano por 3 a 1 na Ilha do Retiro

Ana Rosa  |  ana.rosa@rbsonline.com.br

O Avaí não tomou conhecimento do Sport dentro da Ilha do Retiro e aplicou uma virada por 3 a 1 sobre o Leão pernambucano neste domingo, dia 19, pela 12ª rodada da Série A do Brasileirão. Com o placar, o time catarinense deixou a zona de rebaixamento e pulou para a 14ª posição na tabela, com 13 pontos. O resultado não foi nada bom para o time pernambucano, que entrou na zona da degola.

O placar na Ilha do Retiro foi inaugurado com um gol do zagueiro Igor, para o Sport, aos 12 minutos de partida. Dois minutos depois, Dudé anotou contra e empatou o jogo para o Avaí.

Na etapa final, o Avaí voltou para a virada. Aos 14 minutos, Roberto, que havia acabado de entrar na partida, incendiou o jogo e marcou para o Leão da Ilha de Santa Catarina: 2 a 1. Aos 23 minutos, o atacante deu ótimo passe para Luís Ricardo, que empurrou para dentro da rede e ampliou para a equipe azurra, dando números finais ao marcador.

O Sport ainda terminou a partida com dois jogadores a menos. Dudé, autor do gol contra, e César foram expulsos na etapa final.

O treinador avaiano Silas vibrou com o segundo resultado positivo da equipe, que ganhou mais uma fora de casa. Na rodada passada, o Avaí derrotou o Goiás por 2 a 0, no Serra Dourada:

— Estou muito orgulhoso de trabalhar com um grupo como esse. A gente se propõe a jogar dessa forma. Sabemos que aqui é complicadíssimo ganhar, e o Avaí venceu com méritos, não foi sorte não. No segundo tempo, principalmente, a gente foi superior — analisou o treinador azurra ao microfone da rádio CBN/Diário.

Próxima rodada

O Avaí volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Grêmio, que vem embalado pela vitória diante do rival Inter, no Olímpico, também neste domingo. A partida ocorre na Ressacada, às 19h30min. Já a equipe pernambucana terá o Coritiba pela frente, no Couto Pereira. O jogo ocorre na quinta-feira, às 21h.

Primeiro tempo

Buscando a segunda vitória seguida fora de casa, o Avaí entrou em campo na Ilha do Retiro com o trio de zaga e também mudanças no meio-campo. Assim como na partida contra o Goiás, o técnico Silas usou três jogadores na defesa — Rafael, Augusto e Emerson — e escalou Luís Ricardo para vestir a camisa 10. O titular, Marquinhos, sentiu uma lesão muscular e não viajou com a delegação azurra para Recife.

Com o esquema 3-5-2, variando para o 3-6-1, o Avaí começou bem na marcação, colocando pressão na saída de bola do Sport. Porém, foi em um lance de bola parada que o time pernambucano chegou ao gol ainda na etapa inicial.

Na primeira cobrança de escanteio da equipe da casa, aos 12 minutos, o meia Fumagalli ergueu na área, e o zagueiro Igor apareceu para o cabeceio certeiro. A bola ainda bateu na trave antes de estufar a rede azurra: 1 a 0.

Dois minutos depois, o placar voltou a ser movimentado em uma jogada parecida. Ricardinho bateu o escanteio, e Dudé subiu para marcar de cabeça contra o próprio gol, deixando tudo igual na Ilha do Retiro. 

Com o jogo empatado, o Avaí voltou a assustar mais seriamente a meta pernambuca aos 25 minutos. William recebeu lançamento de Augusto e avançou livre pela direita para acertar o lado de fora da rede de Magrão. Um pouco depois, aos 29, veio a resposta do Leão pernambucano. O meia Fumagalli cobrou falta muito perigosa e exigiu uma excelente defesa do arqueiro Eduardo Martini.

Depois, a partida voltou a ficar emocionante apenas aos 41 minutos. O Avaí chegou pelo lado esquerdo com Muriqui, que tocou para Eltinho. O lateral, porém, errou em bola dentro da área no último bom lance do time catarinense antes do apito do árbitro para o encerramento do primeiro tempo.

Segundo tempo

Na etapa final, tanto o Sport quanto o Avaí entraram em campo com mudanças na equipe. No time da casa, o técnico Leão sacou o meia Fumagalli para a entrada de Heverton Heleno, das categorias de base. Pelo lado avaiano, Silas sacou Ricardinho para dar vez a Caio.

As mudanças, pelo menos no lado avaiano, surtiram efeito, tanto que a equipe catarinense criou duas boas chances antes dos cinco minutos. Primeiro, William chegou atrasado para completar; depois, Muriqui bateu para a linha de fundo após bom cruzamento de Eltinho.

A reação do Sport não tardou e veio com um chute de Dutra na trave, aos seis minutos. Apesar do lance de perigo, a atuação da equipe pernambucana não estava agradando à torcida, que vaiava o time desde o primeiro tempo.

Aos oito minutos, o Avaí ainda teve uma grande chance com Caio. O meia-atacante avançou pelo lado direito e teve seu chute defendido pelo arqueiro do Sport.

Porém, a solução para a vitória avaiana estava no banco. O atacante Roberto entrou na partida no lugar de William e balançou a rede em sua primeira participação. Aos 14 minutos, ele avançou livre pela direita e, com frieza, mandou para dentro da rede de Magrão.

Abatido, o time da casa não encontrava forças para reagir e ainda tinha a torcida contra. Nove minutos depois, aos 23, a equipe pernambucana sofreu mais um gol. Roberto tocou na medida para Luís Ricardo, que só completou: 3x1 para o Avaí.

O Sport ainda sofreu mais dois golpes até o apito final da partida. Aos 23, teve a expulsão de Dudé, o autor do gol contra, que recebeu o segundo amarelo após falta dura em Caio. Depois, aos 34, César, que já tinha um amarelo, foi para o chuveiro mais cedo ao levar o segundo cartão por conta de uma chegada perigosa em Roberto. A essa altura do jogo, a torcida da Ilha do Retiro já gritava "olé" para cada passe certo do time catarinense.

Com o jogo definido e apenas administrando o placar, o time de Silas tocava a bola com tranquilidade somente à espera do fim do jogo e da segunda vitória fora de casa no Brasileirão.


FICHA TÉCNICA

Sport (1)
 
Magrão; Igor, César e Durval; Élder Granja (Moacir), Dudé, Sandro Goiano, Fumagalli (Heverton Heleno) e Dutra; Fabiano e Weldon (Luciano Henrique).
Técnico: Leão
 
Avaí (3)
 
Eduardo Martini; Rafael, Augusto, Emerson; Ferdinando, Luís Ricardo, Léo Gago, Ricardinho (Caio), Muriqui (Marcus Winícius), Eltinho; William (Roberto).
Técnico: Silas

Gols: Igor, aos 12 minutos do primeiro tempo (S). Dudé (contra), aos 14 minutos do primeiro tempo. Roberto, aos 14 minutos e Luis Ricardo, aos 23 minutos do segundo tempo (A).

Cartões Vermelhos: Dudé e César (S).

Cartões Amarelos: William e Léo Gago (A). Dudé, César e Weldon (S).

Público: 13.218

Renda: R$ 80.360,00

Arbitragem: Arilson Bispo da Anunciação (BA), auxiliado por Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE).

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.