| 06/07/2009 23h22min
A Cimed, ainda sem as suas principais estrelas, que estão disputando a Liga Mundial pela Seleção Brasileira, tem focado o trabalho na preparação física neste início de temporada. O preparador físico da equipe tricampeã da Superliga Masculina, Renato Bacchi, disse que um time bem fisicamente tem melhores condições para atuar bem dentro de quadra.
— A nossa visão é pelo todo. O jogador pode estar bem preparado fisicamente e, mesmo assim, fora do percentual de gordura e massa corporal adequados, mas tem um bom rendimento em quadra. Isso para nós é o mais importante — explicou Bacchi.
Para o preparador, o jogador que está com excesso de gordura, acaba prejudicando o próprio desempenho, porque sobrecarrega a musculatura e causa lesões nas articulações. O ideal de gordura de um atleta de voleibol é entre 8 e 12% da massa corporal. Quando a taxa é muito baixa, também é ruim, porque falta vitamina ao atleta.
Segundo Bacchi, essa preparação
dos atletas ocorre em blocos, com volume e
intensidade do condicionamento físico e treinos técnicos, conforme cada competição e cada jogo.
— Quando o time está bem tecnicamente, temos condições de estender o período de treinos físicos, cobrar mais do atleta. Isso varia em toda a temporada, vai depender do momento — enfatizou Bacchi.
O grande ganho da equipe da Cimed durante a temporada, adiantou Bacchi, é o entrosamento da técnica com a preparação física.
— Durante os treinos técnicos são desenvolvidos muitos exercícios que já estimulam o condicionamento físico, e isso só colabora com o nosso trabalho — finalizou o preparador.
Nesta semana, a equipe da Cimed terá treinos físicos na academia na parte da manhã e técnico à tarde, no ginásio do Capoeirão, em Florianópolis.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.