clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/05/2009 10h49min

Em ação, exemplos de atletas com nervos de aço

Valéria Rosati abriu mão do dinheiro para ir em busca de um sonho

Nesta quinta começa a distribuição dos kits aos atletas que vão participar da 9ª edição do Ironman Brasil, domingo, em Florianópolis. No meio das feras do triatlo brasileiro e internacional, um grupo catarinense vai tentar repetir o feito do ano passado.

Luis Antonio Pereira de Lima e Valeria Rosati foram os competidores de Santa Catarina melhores colocados e sonham alto novamente.

Ambos treinam no Ironmind, equipe que reúne o maior número de triatletas desta edição da prova. Dos 65 integrantes do grupo, 29 vão participar da competição. O idealizador e treinador é um ex-campeão. Roberto Lemos foi o primeiro colocado da categoria 30 a 34 anos no Ironman de 1998, no Havaí. Foi o segundo melhor amador, 25º colocado no geral.

Engenheiro quer voltar ao Havaí

Em 2008, o triatleta Luis Antonio Pereira de Lima, 28 anos, terminou a prova em 22º lugar na classificação geral. Foi o primeiro catarinense a cruzar a linha de chegada e o quarto melhor colocado na sua categoria, de 25 a 29 anos. Assim, conseguiu uma vaga no Mundial do Havaí, feito que ele espera repetir este ano.

O número de vagas em cada categoria amadora depende do número de inscritos. Este ano são 124 atletas na categoria e são distribuídas três vagas no Havaí. Em 2008, eram cinco vagas e ele conseguiu a classificação com muito esforço. Muito mesmo. Tanto que na maratona, a última parte da prova, teve muitas cãibras e chegou a cair no chão algumas vezes.

Para evitar os contratempos como estes, a preparação foi dura.

— Este ano eu fiz treinos de mais volume, com blocos mais longos e de menor intensidade — conta o engenheiro, que divide seu tempo de treinamento com a faculdade de Educação Física na Ufsc e com as aulas particulares que leciona em disciplinas como física e matemática.

— Se eu conseguir a classificação este ano vai ser uma vitória maior do que a do ano passado, principalmente por ter menos vagas para o Havaí.

Por amor, não por dinheiro

Valeria Rosati, 44 anos, tem o mesmo objetivo de Luis Antonio. No ano passado, ela não conseguiu se inscrever como amadora porque já havia competido como elite até um ano antes da prova — o que obriga um competidor a participar da categoria profissional. Terminou em 10ª lugar entre os atletas de elite, foi ao pódio, recebeu premiação, mas ficou sem a vaga no Havaí.

Este ano foi diferente. Valeria conseguiu se inscrever entre os amadores e vai competir com outras 20 atletas pela única vaga na categoria de 45 a 49 anos — faz 45 este ano e pode concorrer na categoria. Ou seja: abriu mão do dinheiro para ir em busca de um sonho.

Os treinos foram divididos com o trabalho (é funcionária pública e personal trainer). São entre duas e quatro horas diárias, com um treinamento mais puxado no final de semana, que pode durar oito horas. A cada fraquejada, um puxão de orelha do técnico.

— Quando eu choro, ele diz: "você não é mulherzinha". E eu respondo: "sou sim" — brinca a atleta.

Tudo para melhorar o tempo do ano passado em 25 minutos e se candidatar à sonhada vaga no Havaí.

— Eu venho melhorando meu tempo em 30 minutos a cada ano. Se mantiver o ritmo, eu tenho grandes chances de conseguir a vaga — conta a triatleta, que começou a competir apenas em 2006 e já pode comemorar os resultados.

DIÁRIO CATARINENSE
As alterações no trânsito
SEXTA-FEIRA
Avenida dos Búzios (Jurerê Internacional) – a partir das 8h, interrompido entre Jurerê e Praia do Forte (últimos 300 metros)

SÁBADO
Avenida dos Búzios
– interrompido nos últimos 300 metros a partir das 12h.

DOMINGO
Avenida dos Búzios
– interrompido das 4h30min às 24h no sentido Clube Doze-Jurerê até a Avenida das Algas. Acesso à Praia do Forte via Avenida das Lagostas.
Avenidas Tandujus e Lagostas – trecho Búzios até SC 400 (estrada da Daniela) interrompido das 4h30min às 24h; circulação controlada nas transversais.
Avenida Maurício S. Sobrinho – normal até a Buzios, onde terá controle manual das 11h às 20h30min. Acesso a Jurerê pela Rua Almirante Nascimento.
Rodovia Tertuliano Brito Xavier (Caminho do Rei) – nos dois sentidos, estreitamento de pista das 11h às 20h30min.
Canasvieiras – Avenida Madre Villac em meia pista das 13h às 20h30min; interrupção da Rua Antônio Heill entre a M. Villac e a A. Pascoal das 13h às 20h30min.
SC 400 (estrada da Daniela) – Trânsito no acostamento do trevo da 402 à Rua das Lagostas das 7h30min às 17h40min.
SC 402 – Trânsito no acostamento, controlado nas pontes.
SC 401 – Meia pista do Elevado dos Ingleses até a Cassol do Itacorubi das 5h30min às 17h30min.
Avenida Beira-Mar – Duas pistas entre o Shopping Iguatemi e a rodoviária. Cruzamentos interditados das 6h30min às 16h30min. Meia pista no Elevado Dias Velho, sentido Ponte Colombo Sales.
Meia pista no Elevado do CIC.
Avenida Gustavo Richard – Normal no sentido ponte-bairro e interrompido no sentido bairro-centro – desvio pela Prainha das 7h às 15h45min.
Via-Expressa Sul e túnel – Interrompido das 7h às 15h45min.
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.