clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/02/2009 17h36min

Mortes de bugios em São Sepé são investigadas

Número de bugios mortos nos últimos dias fez com que o Estado investisse na prevenção

Atualizada às 17h52min Marilice Daronco  |  marilice.daronco@diariosm.com.br

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) encaminhou nesta terça-feira para São Sepé mil doses da vacina contra a febre amarela, para reforçar a imunização contra a doença na cidade. Apesar dela ainda não estar incluída na zona de risco, o número de bugios mortos nos últimos dias fez com que o Estado investisse na prevenção. Pelo menos 13 animais teriam sido encontrados mortos — em cerca de 10 deles teria sido possível coletar amostras para exame.

Santa Maria também aguarda o resultado do exame em um animal, mas já vacinou mais de 170 mil pessoas desde que foi incluída na área de risco para a doença, no começo de janeiro. Já em São Sepé, a vacinação só está sendo intensificada agora.

— Devido ao número de animais mortos, para nós é como se a cidade já estivesse em área de risco. É preciso vacinar a população — afirma a delegada da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Claudete Lopes, referindo-se a São Sepé.

A Secretaria de Saúde pretende ampliar a vacinação para os outros 11 postos de saúde caso a cidade seja incluída na área de risco. O secretário de Saúde, Marcelo Ellwanger garante que não há motivo para pânico. Ele explica que a cidade só está sendo incluída na vacinação como medida de prevenção, já que ainda não há resultados para os exames feitos nos animais — o que pode levar, pelo menos, mais 15 dias. Ele pede também que ninguém mate bugios, porque esses animais não transmitem a febre amarela. A doença só é transmitida por mosquito.

De outubro de 2008 até o dia 4 de fevereiro, foram notificadas as mortes de 974 bugios em 87 cidades do Estado. Em 25 desses animais, os exames atestaram a presença do vírus da doença. Em outras 48 cidades, os bugios apresentaram traços da doença, mas não foi possível fazer a comprovação em laboratório por diferentes motivos, entre eles a morte muito antes do recolhimento dos órgãos para exame. Cinco casos de febre amarela em humanos foram confirmados no Estado. Apenas uma paciente, de Bossoroca, sobreviveu.

Gráfico explica detalhes sobre a doença:
 



Lauro Alves / 

Outdoors foram colocados em Santa Maria alertando para a prevenção contra a doença
Foto:  Lauro Alves


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

09/02/2009 17h04min
Confirmada quarta morte por febre amarela no RS
05/02/2009 03h33min
Turistas viajam sem vacina contra febre amarela
04/02/2009 20h36min
Confirmada febre amarela em Soledade
04/02/2009 17h43min
Exames em bugio morto dirão se febre amarela chegou a Santa Maria
03/02/2009 19h36min
Mulher de 23 anos é o quarto caso de febre amarela no RS
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.