| 10/02/2009 15h36min
O niteroiense Guilherme Herdy, primeiro campeão da história do Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha, no ano 2000 e recordista em baterias vencidas na ilha (19), passou atrás do paulista Odirlei Coutinho no último confronto antes da paralisação ocorrida na manhã desta terça-feira, devido às condições ruins para a prática do surfe na Cacimba do Padre. Com a maré enchendo a partir das 14h, os organizadores reiniciaram as disputas. Herdy, empolgado, comentou a situação do mar no local.
— Ainda bem que eu passei. A condição do mar já não era boa e eu sabia que parariam o campeonato a qualquer. Acabou sendo logo depois da minha bateria. O mar mudou muito de ontem prá hoje, o swell virou para Norte e a correnteza está muito forte aqui pro canto. O Bode (praia ao lado da Cacimba) está começando a melhorar e foi acertada a decisão de parar o campeonato. Na maré cheia vai melhorar bastante a condição e tem tempo para fazer mesmo nas melhores ondas — explicou Herdy, que pode quebrar mais um recorde nesta etapa.
— Infelizmente não deu muita onda grande na minha bateria, mas foi bom. Consegui uma mais lisinha para fazer um tubinho legal e me classificar, que era o mais importante — contou Herdy, que superou o cearense Felipe Martins e o baiano Crhistiano Spirro no confronto vencido pelo ubatubense Odirlei Coutinho, que dominou toda a bateria.
Guilherme Herdy não conseguiu aumentar seu número de vitórias na 32ª bateria que disputou na ilha, mas agora parte atrás do recorde de participações. Isto porque o baiano Wilson Nora perdeu na estréia para os paulistas Costinha e Danylo Grillo, parando em 34 baterias disputadas desde 2000 em Fernando de Noronha. O niteroiense iguala essa marca se chegar na terceira fase do Hang Loose Pro Contest 2009.
— Estou muito feliz e quero prolongar minha carreira aqui em Noronha até quando puder. É uma onda que eu gosto muito, parecida com a lá de casa (Itacoatiara, Niterói), para mim é sempre um prazer estar aqui, ganhando ou perdendo vou sempre ficar feliz da vida neste paraíso. Quero continuar escrevendo a minha história neste evento. Ganhei o primeiro aqui em Noronha, mas quero mais um título e tem os recordes aí nas baterias — enalteceu o surfista, que por 10 anos representou o Brasil no WCT.
Dos quatro integrantes da Galeria dos Campeões do Hang Loose em Noronha que podem conseguir uma inédita segunda vitória na ilha este ano, o defensor do título Raoni Monteiro já estreou com vitória na segunda-feira, Guilherme Herdy passou em segundo lugar e os demais entram nesta terça-feira à tarde. A prova é válida como etapa 5 estrelas do WQS e oferece 2.000 pontos no ranking, além de US$ 120 mil em premiação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.