clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 23/01/2009 05h02min

Roth e Tite montam times sem o volante típico

Willian Magrão é o único volante de Roth, e Tite usará Taison no lugar de Guiñazu, lesionado

Luís Henrique Benfica  |  luis.benfica@zerohora.com.br

Ao vender Edinho para o Lecce nesta semana, o Inter pode ter sepultado a era dos volantes brucutus, aqueles que só sabem destruir. No Olímpico, Celso Roth mudou uma tradição no clube e escalou um time com apenas um volante, Willian Magrão, forte na marcação mas refinado.

Na terça-feira, após o 0 a 0 com o Santa Cruz, Tite admitiu a hipótese de abrir mão de um dos três marcadores do meio. Com isso, o meia-atacante Taison ganha vez. Paulinho era o candidato a deixar o time. Mas com a lesão de Guiñazu no joelho esquerdo, Paulinho ficará, e Magrão jogará mais recuado contra o São José, domingo.

O Grêmio segue na mesma linha. Quarta-feira, no 1 a 1 com o Inter-SM, Willian Magrão se revezou na marcação com os meias Tcheco e Souza. A ideia de um time sem leões-de-chácara divide os antigos camisas 5. Favorável, Falcão, colunista de ZH, apresentador da Rádio Gaúcha e comentarista da Rede Globo, não descarta que o esquema vingue apenas em jogos do Gauchão, de menor exigência.

– Gosto de times leves, rápidos. O mais importante é a compactação. É o que faz o Manchester, o que permite que Anderson atue como segundo volante – opina Falcão.

Para ele, um esquema com três zagueiros proporciona ao técnico abrir mão do volante mais fixo. No caso do Grêmio, Tcheco ou Souza terão que recuar a cada subida de Willian Magrão.

Campeão da América e do mundo pelo Grêmio em 1983, China aponta Rubens Minelli como decisivo em seu crescimento como marcador. A partir de 1985, quando Bonamigo ajudou na tarefa de guarnecer a área, China avançou mais e até fez gols.

– Acho que Edinho e Eduardo Costa foram os últimos volantes estilo cães de guarda na Dupla. Aqueles jogadores que são só pegadores virarão zagueiros – projeta China, hoje técnico.

Ex-volante de Inter e Grêmio, Batista, atual comentarista da RBS TV, acredita que alguns resultados ruins podem provocar a volta dos volantões.

– Esse jogador é fundamental. Mas, se o time não vai bem, colocam a culpa sempre nele. Os outros não jogam? Tudo é relativo.

O magrão do Inter

Márcio Rodrigues

1m86cm
80 quilos
30 anos (São Paulo, 20/12/1978)
Marca forte, às vezes até demais. Mas sabe jogar, vai à frente e marca gols. Como Edinho guardava posição, saía para o ataque. No Inter, fez seis gols em 2008.

O magrão do Grêmio

Willian Henrique Antunes
1m90cm
78 quilos
21 anos (Mogi Mirim, 11/2/1987)
Estava esquecido até Vagner Mancini o colocar no time no início de 2008. Virou referência como segundo volante. Rafael Carioca era quem guardava posição. Fez sete gols em 2008.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.