| 03/01/2009 14h47min
Começou, neste sábado, a corrida para o título do Mundial Pro Junior da ASP na Austrália. O Billabong ASP World Junior Championship 2008 começou logo no primeiro dia do seu prazo que vai até o dia 10 em Sydney. O sábado amanheceu com boas ondas em North Narrabeen, mas as condições do mar pioraram e o primeiro dia foi interrompido na nona das dezesseis baterias programadas da primeira fase classificatória masculina.
O Brasil busca aumentar o seu recorde de quatro títulos mundiais na categoria sub-21 e estreou com dois catarinenses na segunda bateria do dia. Por uma pequena diferença, Alex Lima conquistou a primeira vitória verde-amarela, com Ricardo dos Santos e o japonês Keito Matsuoka caindo para a repescagem. Na disputa seguinte, o paulista Magno Pacheco derrotou dois sul-africanos e também já está na terceira fase da competição.
Depois, o outro representante da América do Sul no Billabong ASP World Junior Championships 2008, o peruano Andrés Wurst, que compete como convidado dos organizadores foi superado por dois norte-americanos na sétima bateria, vencida por Tanner Gudauskas. E na oitava, o potiguar Jadson André fez o maior placar verde-amarelo até ali, 14,50 pontos, mas o havaiano Granger Larsen atingiu 16,17 para comemorar a classificação para a terceira fase. Só o australiano Owen Wright conseguiu ser melhor, alcançando 17,83 pontos de 20 possíveis na quarta bateria.
Mais dois brasileiros que completam o time da ASP South America na Austrália ainda não competiram. O atual campeão sul-americano Alex Ribeiro já estava preparado para entrar no mar, quando foi anunciada a paralisação do evento. O paulista está na décima bateria com o australiano Matt Wilkinson e o tahitiano Heifara Tahutini. O catarinense Alejo Muniz enfrenta Medi Veminardi da Ilha Reunião e Nicholas Godfrey da África do Sul.
Categoria Feminina
Com as condições do mar ruins, a categoria feminina também ficou esperando para estrear após a primeira fase masculina no sábado, pois a previsão era da competição rolar o dia inteiro. A campeã sul-americana Diana Cristina foi escalada na sexta e última bateria com a australiana Laura Enever e a sul-africana Sarah Baum.
A outra classificada nas seletivas do Billabong Pro Junior Series na América do Sul foi a paranaense Nathalie Martins, mas ela não conseguiu patrocínio para viajar para a Austrália. Acabou sendo substituida pela catarinense Gabriela Leite, que está na quinta bateria com duas havaianas, Leila Hurst e Coco Ho, de apenas 17 anos. Diferente do masculino, no feminino as duas primeiras colocadas de cada bateria escapam da repescagem e avançam direto para as oitavas-de-final.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.