clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/12/2008 18h10min

Grêmio comemora aniversário do bicampeonato brasileiro

Dia 15 de dezembro de 1996 entrou para a história do Tricolor

O Grêmio comemora nesta segunda-feira o 12º aniversário da conquista do bicampeonato brasileiro. Certamente nenhum torcedor tricolor esquecerá da emocionante tarde do dia 15 de dezembro de 1996.

Naquela ocasião, o Grêmio comandado por Luiz Felipe Scolari venceu a série final contra a surpreendente Portuguesa, treinada por Candinho. A primeira partida, em São Paulo, foi vencida pela Lusa por 2 a 0. Na volta, em 15 de dezembro no Olímpico, o Tricolor de Porto Alegre devolveu o placar e conquistou seu troféu por ter melhor campanha.

O grupo tricolor que conquistou o bi do Brasileirão (o Grêmio venceu o primeiro Nacional em 1981) era fortíssimo. Destacavam-se no elenco o goleiro Danrlei, o lateral-direito paraguaio Arce, o meia Émerson e o atacante Paulo Nunes. A dupla de zaga também era consistente, com o paraguaio Rivarola ao lado de Adílson, que não jogou a partida final e foi substituído por Mauro Galvão. Além deles, a defesa contava com Roger pela esquerda.

O primeiro gol do jogo decisivo foi marcado por Paulo Nunes logo nos primeiros minutos. O tento que selou a conquista gaúcha e frustrou o inédito troféu da Portuguesa saiu dos pés do meia Aílton, que saiu do banco de reservas para o lugar do volante Dinho.

A Lusa, naquela ocasião, também contava com uma equipe forte: o destaque daquela equipe era o então jovem promissor atacante Rodrigo Fabri. No gol, o arqueiro Clemer, hoje no Inter. Na meia, Zé Roberto, atualmente no Bayer Munchen, articulava a equipe.

Depois de 96, o máximo que o Grêmio se aproximou do título Brasileiro foi justamente este ano, quando terminou com o vice atrás do São Paulo. Em 2002, o time de Porto Alegre alcançou o terceiro lugar, antes de cair para a Série B em 2004 e só retornar para a edição de 2006 da competição.

Já a Lusa alcançou um quarto lugar em 1998, mas em 2002 foi rebaixada para a Segundona e por lá ficou até 2007. O time do Canindé, no entanto, não conseguiu se manter na elite e em 2009 terá que brigar novamente pelo acesso.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.