clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/11/2008 18h53min

Líder São Paulo bate vice-lanterna Figueirense por 3 a 1 no Morumbi

Tricolor segue rumo ao título e alvinegro luta contra a Série B

Ana Rosa  |  ana.rosa@rbsonline.com.br

Diante de um Morumbi completamente lotado, o São Paulo confirmou o favoritismo na partida e derrotou o vice-lanterna Figueirense por 3 a 1 neste domingo, dia 16, no Morumbi. Com o resultado da partida, válida pela 35ª rodada, o tricolor segue na ponta da tabela com 68 pontos e o alvinegro catarinense permanece na sua luta contra o rebaixamento, totalizando 35 pontos na penúltima posição, em 19º. Borges (2) e Hugo fizeram os gols tricolores, enquanto Cleiton Xavier descontou para o Figueira.

As equipes estão em situações totalmente inversas na competição. Enquanto o tricolor vai abrindo vantagem na liderança e está cada vez mais perto do tricampeonato consecutivo, o alvinegro precisa obter 100% de aproveitamento nas três partidas que ainda disputará no Brasileirão – contra o Náutico (quinta-feira, no Scarpelli), Botafogo (no Rio) e Inter (no Scarpelli). O São Paulo ainda terá pela frente Vasco (domingo, no Rio), Fluminense (em casa) e Goiás (fora).

Além de vencer os seus jogos, o Figueirense também depende de resultados de rivais diretos na briga para não cair. A lanterna da competição está com o Ipatinga, com 34 pontos. No 18º lugar aparece a Portuguesa (36 pontos) e o Vasco, no 17º lugar (37).

O jogo

O público de 58 mil que compareceu ao Morumbi viu o domínio total do São Paulo no primeiro tempo de partida. Logo aos três minutos, Jorge Wágner tocou para Miranda e Borges recebeu para acertar o lado de fora da rede de Wilson. A torcida tricolor até gritou gol por engano com o lance.

A superioridade da equipe da casa se converteu em gol aos oito minutos. Após bola cruzada pela direita, Borges deu uma casquinha de cabeça e mandou direto para o fundo da rede do Figueira: 1 a 0.

Aos 15, quase que o líder do campeonato chegou ao segundo gol. Diogo deu bobeira no meio-campo e Joílson ficou com ela. O jogador apareceu sozinho na área alvinegra e mandou por cima da meta de Wilson.

Três minutos depois, veio a primeira chance de gol do Figueira. Cleiton Xavier cruzou na área e Asprilla testou à direita de Ceni. O São Paulo respondeu com um chute forte de Jean, aos 23 minutos, que saiu por cima do travessão de Wilson.

No minuto seguinte, no entanto, o tricolor não desperdiçou. Borges recebeu cruzamento e bateu totalmente livre para tocar na saída de Wilson: 2 a 0.

Apesar do segundo gol tomado, o Figueirense não baixou a cabeça e seguiu em busca do gol. Sem apresentar uma jogada de qualidade, o gol catarinense nasceu em um lance individual. Aos 43 minutos, Cleiton Xavier avançou dentro da área do tricolor e, entre os marcadores, bateu de bico para descontar: 2 a 1

Figueira buscou empate na etapa final

Na volta para o segundo tempo, o técnico Mário Sérgio retornou a campo com duas alterações: sacou o atacante Lima para a entrada de Tadeu e tirou o volante Roger para a entrada de Anderson Luís. As mudanças surtiram efeito e o alvinegro foi para cima do tricolor, que diminuiu o ritmo de jogo e começou a ser vaiado pela torcida do Morumbi.

Porém, apesar de ir mais à frente, o Figueira pecava na qualidade das finalizações e geralmente a zaga tricolor barrava as tentativas do time catarinense.

Se por um lado o Figueira tentava, mas não conseguia marcar o seu, o tricolor aproveitou a primeira chance mais clara que criou. E o terceiro gol são-paulino saiu justamente no momento em que Mário Sérgio tentou deixar a equipe mais ofensiva – com a entrada de Bruno Santos para a saída de William Matheu. O tricolor aproveitou uma falha na marcação e Joílson cruzou para Hurgo, que recebeu livre na área para marcar aos 24 mintuos do segundo tempo.

O gol tomado esfriou de vez o Figueirense, que estava embalado no jogo em busca do empate. No finalzinho da partida, o time paulista ainda teve uma grande chance de fazer o quarto, aos 44 minutos. Dagoberto recebeu livre na área alvinegra, sem marcação e sem goleiro, e conseguiu mandar a bola para a linha de fundo, desperdiçando uma oportunidade inacreditável.

Depois da partida, os jogadores alvinegros conversaram com a imprensa apenas no gramado e não concederam entrevista coletiva. Toda a delegação seguiu viagem direto para Florianópolis.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.