clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/11/2008 19h14min

Temporais deixaram 20 cidades em situação de emergência em Santa Catarina

Outros três municípios devem entrar na lista

Os temporais da semana passada, principalmente em 29 de outubro, deixaram 20 cidades em situação de emergência em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do Estado, Santa Terezinha do Progresso e Modelo, no Oeste; e Celso Ramos, no Planalto Serrano, ainda devem encaminhar o decreto.

Na segunda-feira, cinco municípios encaminharam os documentos à Defesa Civil Estadual, seguidos por mais dois nesta terça-feira. A maioria deles fica no Oeste do Estado, onde enxurradas destruíram estradas e pontes. A agricultura também ficou prejudicada

Só em Quilombo, no Oeste, 11 pontes foram destruídas com a cheia dos rios. As cidades têm um prazo de cinco dias úiteis a partir da data do desastre, para encaminhar o decreto à Defesa Civil Estadual, que envia técnicos ao local para avaliar os danos.

No Oeste, Abelardo Luz, Passos Maia, Zortéa, Águas Frias, Belmonte, Bom Jesus, Cunha Porã, Descanso, Formosa do Sul, Galvão, Iraceminha, Quilombo, Saudades, Santiago do Sul, São Domingos, Serra Alta, União do Oeste, Sul Brasil e Coronel Martins decretaram estado de emergência. Corupá, no Norte, e Rio dos Cedros, Vale do Itajaí, também encaminharam o decreto à Defesa Civil.

O documento então é repassado para o governo do Estado e de lá para o governo Federal. A partir daí, a situação é novamente avaliada e o município pode receber ajuda financeira.

Nos próximos dias, o tempo não deve colaborar para que consertos sejam realizados nas cidades atingidas. Na quinta e na sexta-feira, as chuvas retornam ao Estado. Como o solo está encharcado, deslizamentos podem ocorrer. A Defesa Civil pede para que moradores do Vale do Itajaí, da região Norte do Estado e da Grande Florianópolis fiquem em alerta.

DIARIO.COM.BR
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.