clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/10/2008 00h12min

Figueira recebe lanterna Ipatinga com responsabilidade da vitória

Neste sábado, alvinegro busca pontos para se distanciar de vez da zona da degola

Em busca de pontos para se distanciar cada vez mais da zona de rebaixamento, o Figueirense entra em campo neste sábado, dia 18, com a missão de vencer o duelo diante do lanterna Ipatinga para começar a sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana. A partida tem início às 18h20min, no Estádio Orlando Scarpelli, e é válida pela 30ª rodada do Brasileirão.

Na 14ª posição com 33 pontos, o alvinegro está a cinco da área da degola (o 17º colocado é o Atlético-PR, com 28) e, por outro lado, a quatro pontos da Sul-Americana – o Galo é o 12º, com 37.

Acompanhe a partida pelo Minuto a Minuto

O time do técnico Mário Sérgio chega para o confronto com o objetivo de manter uma invencibilidade que já dura três partidas – empatou com o Atlético-MG, venceu o Vasco e obteve uma nova igualdade diante do Palmeiras, na última rodada. Por conta dos últimos resultados, o Figueirense fez promoção de ingressos e espera o apoio da torcida na reta final do Brasileirão.

O alvinegro também entra em campo com um bom retrospecto nos confrontos contra times que estão na parte debaixo da tabela. Dos 33 pontos somados pelo Furacão na atual edição da Série A, 25 foram conquistados diante dos times que estão abaixo da 11ª posição, ou seja, mais de 75% do total. No confronto direto, o aproveitamento é de 64%, com sete vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas (Sport e Fluminense); 23 gols marcados e 18 sofridos.

Na reta final do Brasileirão, o alvinegro ainda vai enfrentar, além do Ipatinga, Santos, Fluminense, Atlético-PR e Náutico. Só o jogo com o Peixe é fora de casa; os demais são no Scarpelli, onde o Figueira venceu todos os outros clubes hoje posicionados na metade perigosa da tabela (Vasco, Portuguesa e Atlético-MG).

Apesar da situação delicada do Ipatinga, o técnico Mário Sérgio não quer pensar em favoritismo. Diante do desespero do adversário, o Figueira espera por um jogo até mais complicado do que o confronto diante do Palmeiras (0 a 0, no Scarpelli)
 
— Vai ser uma situação distinta do que foi contra o Palmeiras. É diferente porque a prioridade é outra. A responsabilidade de sair para o jogo é toda nossa — explica o treinador.

Cleiton Xavier e Alex são dúvidas

Para o confronto, o técnico Mário Sérgio tem duas dúvidas, ambas de ordem médica. O meia Cleiton Xavier (torção de tornozelo) e o zagueiro Alex (dores no joelho) continuam em tratamento médico e não participaram dos últimos dois treinos, realizados com portões fechados.

Caso Cleiton seja vetado, é possível que o meia Marquinho assuma a função de armador no meio-de-campo, com o retorno de Alex Cazumba à ala esquerda. Já a vaga de Alex seria preenchida por um zagueiro ou volante com ritmo de jogo.

Ipatinga ainda não venceu fora de casa

Na lanterna do Brasileirão, com 27 pontos conquistados em 29 jogos, o Ipatinga chega a Florianópolis sem nenhuma vitória conquistada fora de casa. Longe dos seus domínios, o time mineiro disputou 14 jogos, perdeu 11 e empatou três  — contra Vitória, São Paulo e Goiás. Na última partida, a equipe foi derrotada por 1 a 0 para o Cruzeiro, no Mineirão. No turno, o Tigre mineiro perdeu por 1 a 0 para Figueirense, no Ipatingão. Apesar do quadro nada favorável, o técnico Márcio Bittencourt acredita que o time poderá apresentar um bom futebol no Orlando Scarpelli:

— Esse campeonato só tem jogos difíceis. Fizemos uma grande partida contra o Cruzeiro, mas, infelizmente, não conseguimos um bom resultado. Mas a parte debaixo da tabela e a de cima estão equilibradas. O Figueirense é um grande time, com um grande comandante que é o Mário Sérgio, e espero que a gente possa fazer um grande jogo — disse, à rádio CBN/Diário.

Para o confronto, o treinador do Ipatinga terá todos os jogadores à disposição. O meia Pablo Escobar, que estava com a seleção boliviana, retornou à equipe após o jogo em La Paz — empate por em 2 a 2 com o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

O time do Ipatinga chegou a Florianópolis nesta sexta-feira e, por conta do mau tempo, realizou um último trabalho no gramado sintético do Categeró, no Bairro Saco Grande.

CLICRBS E DIÁRIO CATARINENSE
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.