| 23/09/2008 18h54min
A sétima edição da Copa América de Vôlei será iniciada nesta quarta-feira, em Cuiabá (MT), e para o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, a estréia contra o México tem tudo para ganhar um significado especial: poderá ser sua 250ª vitória à frente do time que assumiu em 2001.
De lá para cá, foram 277 partidas — o que representa 90% de aproveitamento. Brasileiros e mexicanos se enfrentarão no ginásio Aecim Tocantins a partir das 21h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal Sportv. O jogo de abertura, às 18h (de Brasília) reunirá as seleções dos Estados Unidos e de Cuba.
— Lembro da centésima partida: em 2003, na Espanha. Isso é bacana, e é resultado de um grupo de atletas que também iniciou um trabalho e que contribuiu para uma série de conquistas — disse Bernardinho, que comandou na manhã desta terça-feira o primeiro treino da equipe no ginásio Aecim Tocantins.
Três vezes campeão da Copa América — em 98, 99 e 2001 —, o Brasil busca o primeiro título jogando em quadras brasileiras. O México, primeiro adversário, merecerá atenção dos brasileiros.
— Teremos como base a partida que fizemos contra o México nos Jogos Pan-Americanos, além dos jogos dos mexicanos contra as outras seleções. Não é um país com muita tradição, mas temos que entrar sempre atentos. De qualquer forma, o importante será nosso desempenho — afirmou Bernardinho.
Um dos jovens da nova geração do vôlei brasileiro é o levantador Daniel, 24 anos.
— Não conheço nada sobre o time mexicano. Quando se enfrenta um adversário desconhecido, é fundamental que a equipe entre concentrada para evitar surpresas. Se nos concentrarmos em nossas funções, iremos bem.
Brasil e México enfrentaram-se 13 vezes, e a seleção brasileira perdeu apenas duas vezes: em 74 e 77, em torneios internacionais. Na última vez que estiveram frente a frente, no ano passado, durante os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, o time comandado pelo técnico Bernardinho venceu por 3 a 0.
Medalha de ouro na Copa Pan-Americana de 2007 e quarta colocada este ano, a seleção do México está participando pela primeira vez da Copa América. Para o técnico da equipe, Jorge Azair, estrear contra o Brasil, atual vice-campeão olímpico, é uma grande oportunidade para o seu time, com média de idade de 23 anos.
— Estamos felizes e honrados em participar de uma competição deste nível, e de poder jogar contra o Brasil e os Estado Unidos. Nosso sonho é ganhar, mas sabemos que será uma tarefa difícil.
Sede dos próximos Jogos Pan-Americanos, em 2011, o México está iniciando um trabalho para tentar fazer um bom papel em casa, diante de sua torcida. Além disso, outra meta do vôlei mexicano é a garantir a classificação para o Campeonato Mundial, que será realizado em 2010. A última vez que os mexicanos disputaram a competição foi em 1981.
Jogo diante do México poderá ser a 250ª vitória de Bernardinho à frente do time que assumiu em 2001
Foto:
Alexandre Arruba / CBV
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.