| 17/09/2008 16h01min
A etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de praia poderá se tornar histórica na disputa. Isso porque, a partir desta quinta-feira, estará em ação o carioca Pedro Solberg, de 22 anos, candidato a se tornar o mais jovem campeão da competição. Ao lado do brasiliense Harley, ele forma uma das oito duplas brasileiras que lutarão pelo título no Guarujá (SP), a partir das 9h. Os outros representantes do país são Márcio/Fábio Luiz, Franco/Benjamin, Billy/Bruno Schmidt, Alison/Bernardo, Beto Pitta/Lipe, Luizão/Klepper e Jan/Thiago.
Nascido em 27 de março de 1986, Pedro Solberg está próximo de se tornar o mais jovem campeão do Circuito Mundial na categoria masculina. Atualmente, a marca pertence a Emanuel, maior vencedor com nove títulos, que, em 1996, ao lado de Zé Marco, venceu a competição aos 23 anos. No feminino, Sandra Pires, em 1995, e Juliana, 10 anos depois, foram campeãs aos 22 anos.
Líderes do ranking mundial com 6.840 pontos, Pedro e Harley dependem apenas de suas forças para confirmarem o título na etapa brasileira. Três parcerias ainda lutam pelo título da temporada: os brasileiros, Xu/Wu, da China, e Brink/Dieckmann, da Alemanha.
Xu e Wu não disputarão a etapa brasileira e, com isso, chegariam no máximo a 7.140 pontos vencendo as três últimas etapas do ano (Emirados Árabes, Bahrein e China). Para superá-los, Pedro e Harley precisam do vice-campeonato no Guarujá, resultado que lhes deixaria com 7.200 pontos.
Brink e Dieckmann disputarão a etapa brasileira e podem chegar a 7.300 pontos caso vençam as quatro etapas restantes do Circuito Mundial 2008. Para confirmar o título no Brasil independente da classificação dos rivais, Pedro e Harley precisam vencer a etapa do Guarujá. Assim, chegariam a 7.260 pontos, enquanto Brink e Dieckmann alcançariam no máximo 7.240, mesmo com a segunda colocação no Brasil. O vice-campeonato da etapa brasileira também pode garantir a conquista, desde que os alemães não sejam os campeões no Guarujá.
– Preferi não fazer as contas. O melhor é deixar a matemática de lado e se preocupar em seguir vencendo, como temos feito. Vamos pensar no torneio, não no ranking. Será um grande orgulho ser o mais jovem campeão do Circuito Mundial. Mas ficarei ainda mais satisfeito se este título vier porque será uma recompensa para nossa dupla depois de tudo que passamos nestes quase dois anos – disse Pedro Solberg.
Na atual temporada, Pedro Solberg e Harley chegaram a quatro finais no Circuito Mundial 2008 e venceram todas: Austrália, China, Suíça e Espanha.
Solberg (D): Será um grande orgulho ser o mais jovem campeão do Circuito Mundial
Foto:
FIVB, divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.