| 16/09/2008 19h42min
O Barcelona estreou na Liga dos Campeões com uma vitória por 3 a 1 sobre o Sporting, na tarde desta terça no Estádio Camp Nou, na capital catalã, pelo Grupo C. Os gols foram anotados por Rafa Márquez, Xavi e Eto'o, e Tonel descontou.
Na Basiléia, os brasileiros Fernandinho e Jádson garantiram a vitória por 2 a 1 do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, sobre o local Basel. Abraham descontou já nos acréscimos do segundo tempo. Assim, o Barcelona lidera a chave pelo saldo de gols, empatando os ucranianos, com três gols no saldo cada.
Com toque de bola envolvente e boa saída, o Barcelona foi para cima desde o início. Antes dos 10 minutos, Xavi e Iniesta já haviam assustado o gol do goleiro Rui Patrício. Aos 18 minutos, Messi quase marcou um golaço. Em jogada pela esquerda, o argentino passou a bola entre as pernas de João Moutinho, passou por mais dois jogadores do Sporting, mas mandou a bola para fora. Aos 20, após cobrança de escanteio, Rafa Márquez cabeceou sozinho e
Rui Patrício aceitou: 1 a 0
para o Barcelona.
Depois do gol, o Barça diminuiu o ritmo. O Sporting quase empatou, em cobrança de falta do brasileiro Fábio Rockemback, ex-Inter, aos 29. Logo depois, porém, Henry assustou em dois chutes de fora da área. Já no final do primeiro tempo, Messi recebeu a bola na entrada da área, costurou os adversários, mas pecou ao segurar muito a bola e não conseguiu finalizar.
O Barcelona começou o segundo tempo mais tímido no ataque. Apesar de dominar o jogo sem dificuldades, o time catalão era mais lento nos passes e errava um pouco mais na defesa. Tanto que aos dois minutos, após vacilada de Daniel Alves, Djaló cruzou e Derlei matou a bola no peito, mas a zaga conseguiu afastar.
A primeira boa chance do Barcelona na etapa saiu dos pés de Eto'o. Em bela arrancada pela esquerda, o camaronês avançou para a área e cortou o zagueiro, mas foi travado na hora do chute. Logo em seguida, Messi recebeu na esquerda e chutou de fora da área, mas a bola passou
por cima do gol.
Mais
animado, o Barcelona voltou a buscar o gol com mais força. Aos 12 minutos, após cruzamento na área, o zagueiro Abel deslocou Samuel Eto'o e o juiz marcou pênalti. O próprio centroavante cobrou com categoria e ampliou para o time da casa, para tranqüilizar a torcida presente ao Camp Nou.
O gol deu ainda mais ânimo ao Barcelona, que continuou ocupando o ataque. O Sporting só assustou aos 23. Depois de confusão na grande área espanhola, a bola sobrou para Isimilov, mas o chute saiu em cima do goleiro Victor Valdés. O lance animou o time português, que diminuiu com Tonel aos 27, após cobrança de falta alçada na área.
O jogo, então, mudou de panorama. O Barcelona passou a se encolher em seu campo, enquanto o Sporting se lançou ao ataque para tentar chegar ao empate. Derlei assustou, aos 35, e Messi deu o troco aos 37, depois de driblar dois adversários. Três minutos depois, Messi veio carregando a bola do meio-de-campo e, após se livrar de dois adversários, tocou para
Iniesta, que chutou para
fora. O gol, porém, só foi sair aos 41, dos pés de Xavi. Após belo passe de Iniesta, o espanhol se esticou todo na área e conseguiu tocar para o fundo da rede: 3 a 1 para alegria da torcida espanhola. Com informações do Globoesporte.com.
Confira a análise da primeira rodada pelo jornalista Luiz Zini Pires:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.