| 01/09/2008 08h41min
Embalada pela medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim e da ótima temporada que vem realizando, a russa Elena Dementieva garantiu neste domingo a vaga para as quartas-de-final do Aberto dos Estados Unidos. Quinta cabeça-de-chave, a tenista de Moscou passou fácil pela chinesa Na Li por 2 sets a 0, com 6/4 e 6/1.
Sexta melhor do mundo na atualidade e com chances de disparar à primeira posição do ranking de entradas da WTA, Dementieva precisou de 1h01 para superar Li, que cansou de errar na quadra Arthur Ashe. A oriental cometeu nada menos do que 28 erros não-forçados durante a partida e encaixou apenas três bolas vencedoras. A russa conseguiu 16 winners e cometeu apenas 12 equívocos.
Nas quartas-de-final do último Grand Slam da temporada, Dementieva terá pela frente uma adversária com quem já duelou nada menos do que 16 vezes na carreira: a suíça Patty Schnyder, 15ª pré-classificada. Neste domingo, ela bateu de virada a eslovena Katarina Srebotnik por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 6/3).
A atual campeã olímpica e a suíça canhota se enfrentaram pela primeira vez há 11 anos, no Torneio de Moscou-2007, com vitória de Schnyder. Ao passar de mais uma déada, Dementieva aparece com vantagem sobre a rival, tendo vencido nove das 16 partidas – inclusive as duas realizadas este ano, nos torneios de Dubai (7/5 e 6/0) e Charleston (duplo 6/4).
Jankovic quer ser a número um
A sérvia Jelena Jankovic precisou virar para cima da promissora dinamarquesa Caroline Wozniacki para continuar com chances de faturar o primeiro Grand Slam da carreira. A atual número dois do mundo eliminou a rival por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/1, garantindo a vaga nas quartas-de-final.
Além de pelo menos repetir a campanha de 2007 US Open, Jankovic tem outro motivo para comemorar o suado triunfo sobre a dinamarquesa de 18 anos e já 18ª do ranking de entradas da WTA. A sérvia, cabeça-de-chave número dois, segue grandes chances de retomar o posto de número um do mundo da compatriota Ana Ivanovic. Para isso, contudo, ainda precisa secar as russas Elena Dementieva e Dinara Safina e a norte-americana Serena Williams.
Agora, a tenista de Belgrado e aspirante ao posto de melhor do mundo se prepara para encarar a austríaca Sybille Bammer, cabeça-de-chave 29 nos Estados Unidos e que também neste domingo eliminou a francesa Marion Bartoli, 12ª favorita, por 2 a 1: 7/6 (7-4), 0/6 e 6/4. Bammer, 30ª colocada no ranking da WTA, é velha freguesa de Jankovic. As duas já se encontraram nove vezes até então, e a sérvia venceu oito (inclusive as últimas sete realizadas). O único resultado positivo da austríaca aconteceu no Torneio de Indian Wells-2006, por 7/5 e 6/4.
Curiosamente, o último duelo entre as duas aconteceu no Aberto dos EUA do ano passado, mas na fase de oitavas-de-final. A vitória de Jankovic foi conquistada por 2 sets a 1, com as parciais de 6/4, 4/6 e 6/1.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.