clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 22/08/2008 01h11min

Brasil pára no bloqueio dos EUA e fica com prata no vôlei de praia

Márcio e Fábio Luiz perderam a final por 2 sets a 1 para os favoritos Rogers e Dalhausser

Campeão em Atenas 2004, o Brasil não repetiu o resultado no torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos de Pequim. Depois de bater os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel na semifinal, Márcio e Fábio Luiz foram derrotados pelos norte-americanos Rogers e Dalhausser por 2 sets a 1, parciais de 23/21, 17/21 e 15/4, e tiveram de se contentar com a medalha de prata.

O resultado não deixa de ser surpreendente para a dupla brasileira, que teve uma temporada muito ruim e por pouco não perdeu a vaga na Olimpíada. Mas também é decepcionante por dois motivos: primeiro porque os brasileiros tinham vantagem no retrospecto contra os norte-americanos (três vitórias contra uma derrota) e segundo porque tiveram o jogo nas mãos no primeiro set.

Mas apesar da frustração de perder mais uma decisão, os brasileiros puderam ver duas duplas brasileiras no pódio. Mais cedo, antes da decisão, Ricardo e Emanuel vencerem Jorge e Renatão, brasileiros que atuam pela Geórgia, e garantiram o bronze. O Brasil soma nove medalhas desde que a modalidade passou a integrar o programa olímpico, em Atlanta-1996.

Brasileiros começam melhor, mas sentem nervosismo

Os brasileiros começaram a partida arrasadores e logo abriram uma vantagem de 6/1 no placar, com um bloqueio de Fábio Luiz. Mas aos poucos, os norte-americanos foram diminuindo a vantagem da dupla brasileira e encostaram em 9/6. A dupla dos EUA entrou definitivamente no jogo com um bloqueio de Dalhausser: 10/9.

Sentindo a pressão, Márcio e Fábio Luiz fizeram o primeiro pedido de tempo, mas não evitaram o empate do jogo. A partir daí, as duas duplas começaram a trocar pontos. Mas com um contra-ataque, os norte-americanos passaram à frente em 18/19. Os brasileiros empataram novamente em 20/20, mas Fábio Luiz mandou uma bola na rede e os rivais fecharam o primeiro set por 23/21.

Como no início do primeiro set, Márcio e Fábio Luiz começaram na frente na segunda parcial. Mas diferentemente do início do jogo, o segundo set foi bem mais equilibrado. Os brasileiros abriram 7/5, mas Rogers e Dalhausser passaram à frente em 9/8, após um lance de dois toques de Márcio e um erro de ataque de Fábio Luiz.

Psicologicamente em vantagem, a dupla dos Estados Unidos abriu dois pontos em 11/9. Mas um ace de Márcio colocou os brasileiros novamente no jogo. Na seqüência, o jogador cearense fez um ponto no contra-ataque e virou a partida em 14/13. Fábio Luiz aumentou a vantagem para 18/15 com um bloqueio. Com um saque na rede de Dalhausser, os brasileiros fecharam a parcial em 21/17 e levaram o jogo para o desempate.

Mas os brasileiros foram muito mal no tie-break. Rogers e Dalhausser abriram 3/0, com duas bolas na fita. A vantagem norte-americana aumentou para 5/1 em um erro de Márcio. A partir daí, a desconcentração foi total. Os brasileiros pediram tempo na tentativa de voltar novamente o jogo, mas três bloqueios seguidos de Dalhausser fizeram 9/1. A virada era praticamente impossível, e a dupla norte-americana administrou a vantagem até fechar em 15/4.

CLICRBS
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.