| 10/07/2008 11h20min
As autoridades chinesas desmantelaram este ano cinco grupos terroristas e prenderam 82 pessoas que pretendiam perpetrar atentados durante os Jogos Olímpicos de Pequim, informou nesta quinta-feira o Governo da Região Autônoma de Xinjiang.
De acordo com o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da China, Liu Liangxiao, as detenções “demonstram que há grupos terroristas ativos em Xinjiang”. Quarenta e um campos de treinamento teriam sido desmantelados.
As autoridades de Pequim, que desenvolveram estritas medidas de segurança para os Jogos Olímpicos, repetem constantemente que as ameaças terroristas são reais, especialmente por causa dos grupos independentistas da zona noroeste, Xinjiang.
Diferentes grupos internacionais de ativistas e defensores dos direitos humanos acusam a China de aumentar artificialmente os riscos de ataques terroristas para justificar o crescimento da repressão contra os grupos independentistas da etnia uigur.
Xinjiang é uma região habitada pela etnia uigur, de religião muçulmana e fala turcomana. Segundo Pequim, há em Xinjiang grupos terroristas ligados à Al Qaeda, que lhes oferece treinamento em campos da Ásia Central.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.