clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/05/2008 16h51min

Farc anunciam sucessor de Marulanda

Alfonso Cano, cujo verdadeiro nome é Guillermo León Sáenz, é um antropólogo colombiano quase sexagenário

A morte há dois meses do líder histórico e fundador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o lendário Tirofijo, foi confirmada neste domingo pela guerrilha por meio de um vídeo entregue à emissora Telesur, com sede em Caracas, no qual anunciou que Alfonso Cano será seu substituto.

— Com imenso pesar informamos que nosso comandante-chefe, Manuel Marulanda Vélez, morreu em 26 de março, em conseqüência de um infarto cardíaco, nos braços de suas companheiras e rodeado por sua guarda pessoal (...), depois de uma breve enfermidade — disse Timochenko, um dos membros do Secretariado das Farc.

Em uma gravação onde não aparece nenhum outro guerrilheiro, Rodrigo Londoño Echeverri, "Timochenko" ou "Timoleón Jiménez", confirmou a morte de "Tirofijo" ou "Manuel Marulanda Vélez", nomes de combate de Pedro Antonio Marín, a quem definiu como "um dos mais destacados dirigentes revolucionários de todos os tempos".

— A humanidade não tem antecedentes de um líder, com as condições de Marulanda, que tenha lutado ininterruptamente durante 60 anos — afirmou.

Com uma bandeira da Colômbia com dois fuzis cruzados de fundo, Timochenko também revelou que, de forma unânime, as Farc decidiram que "no comando do Secretariado e como novo comandante do Estado-Maior Central assumiria o camarada Alfonso Cano", cujo verdadeiro nome é Guillermo León Sáenz, um antropólogo colombiano quase sexagenário.

A gravação foi entregue à emissora internacional Telesur, uma das iniciativas de integração regional do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que não quis comentar a morte no sábado, logo após as autoridades da Colômbia a anunciarem.

Chávez optou por revelar que, na reunião a portas fechadas da sexta-feira, na cúpula do Brasil da União de Nações Sul-americanas (Unasul), disse a seus colegas que não apóia guerrilheiros e que se alegrou por ter falado com seu colega colombiano, Álvaro Uribe.

EFE
Felipe Caicedo, EFE  / 

Alfonso Cano é o novo chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
Foto:  Felipe Caicedo, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

25/05/2008 13h42min
Farc confirmam morte do número 1
24/05/2008 23h49min
Chávez disse a colegas que não apóia guerrilhas e que conversou com Uribe
24/05/2008 22h11min
Colômbia faz anúncio oficial sobre morte do número 1 das Farc
24/05/2008 14h38min
Chefe máximo das Farc estaria morto, diz ministro colombiano
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.