clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/03/2008 11h24min

Thiago Pereira: Primeira meta é chegar nas finais

Nadador adota cautela ao falar sobre chance de medalha em Pequim

Isabela Vieira e Felipe Truda

Apontado como uma das principais esperanças de medalha do Brasil em Pequim, o nadador Thiago Pereira mostra tranqüilidade a poucos meses da Olimpíada. O carioca, vencedor de seis ouros no Pan 2007, conversou com o clicRBS e deixou claro que trabalha com cautela.

– Primeiro eu penso em estar na final. Depois disso, eu acho que qualquer um dos oito nadadores tem chance de disputar medalha.

Phelps, o adversário a ser batido

Thiago tem índice olímpico para seis provas, mas só deve disputar duas delas: os 200m medley e os 400m medley. Em ambas, o adversário será o mesmo: a fera Michael Phelps. Questionado se o norte-americano ainda é o mesmo que assombrou o mundo em Atenas-2004, quando conquistou seis medalhas de ouro, Thiago nem titubeia.

– Com certeza. O Phelps ano passado conseguiu sete medalhas de ouro no Mundial de Melbourne. Só não conseguiu a oitava porque o revezamento dos EUA foi desclassificado. Continua em grande forma.

Além de Phelps, o brasileiro também terá um duelo acirrado com o húngaro Laszlo Cseh e o norte-americano Ryan Lotche. Atualmente, Thiago tem o quarto melhor tempo do ano nos 200m medley, a 11 centésimos do terceiro colocado Cseh. A diferença para o recordista Phelps é maior: quase três segundos.

– O Michael Phelps hoje é o adversário a ser batido. Qualquer um quer ganhar dele. Mas é um cara que hoje mostra um diferencial na natação mundial. É um adversário difícil de ser batido, mas ninguém é imbatível, ninguém é o super-homem – avalia o técnico de Thiago, Fernando Vanzella.

Estratégia de preparação

Sobre a preparação para Pequim, o treinador explicou que a desistência do Mundial de Piscina Curta, que ocorre entre 9 e 13 de abril em Manchester, faz parte do estratégia do nadador brasileiro.

– Primeiro você desgasta o teu atleta, com uma carga de trabalho bem alta e aí depois, com o descanso e o polimento, você começa a ajustar ele para a competição principal. Aí ele supercompensa e fica com uma condição melhor do que estava inicialmente – destacou Vanzella.

CLICRBS
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.