clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/03/2008 12h19min

Grêmio tem a maior torcida em Pelotas, e Brasil-Pe a mais fiel

Pesquisa aponta o perfil dos torcedores de futebol na cidade

Eduardo Cecconi  |  eduardo.cecconi@rbsonline.com.br

Entre os dias 03 e 05 de março, o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) realizou uma pesquisa por amostragem estratificada no município de Pelotas, para quantificar o tamanho das torcidas dos clubes de futebol. Foram entrevistadas 402 pessoas nas zonas urbana e rural, com representatividade conforme gênero, idade, escolaridade e local de moradia. E o resultado aponta a torcida do Grêmio como a maior em Pelotas.

No total, 28,6% dos pelotenses se declararam gremistas. Em segundo lugar estão empatados o Brasil-Pe e o Inter, com 21,9% cada. O Pelotas aparece em 4º, com 8,2%. O Farroupilha tem 2%, e 16,9% dos entrevistados disseram que não torcem para nenhum time.

Mas há muita mistura nestas relações. Apenas 28,1% dos entrevistados disseram que torcem exclusivamente para a dupla Bra-Pel; e 26,4% garantem que não torcem para os times da cidade. Ou seja, 45,5% dos pelotenses torcem simultaneamente para times da cidade e de Porto Alegre.

Entre os Xavantes, 36,4% são exclusivamente torcedores do Brasil-Pe. Mas 35,2 gostam também do Grêmio, e 28,4% do Inter.

Entre os Lobos, 33,3% são apenas Pelotas. Mas 45,5% torcem também para o tricolor, e 21,2% para o colorado.

Já entre os gremistas, 21,7% são apenas Grêmio; 39,1% são também Brasil-Pe, 27,8% Pelotas e 10,5% Farroupilha.

E entre os colorados, a torcida exclusiva para o Inter é de 15,9%; 56,8% também são Brasil-Pe, 21,6% Pelotas, e 5,7% Farroupilha.

Mas há um dado muito interessante. Na última pergunta - qual o seu clube do coração - quem ganha é o Brasil-Pe, com 25,1%. O Grêmio aparece em segundo, com 22,4%, o Inter em terceiro, com 19,7%, e o Pelotas em 4º, com 10,2%. Quem explica a diferença entre os números gerais da pesquisa e o resultado da pergunta sobre o time do coração é a socióloga Elis Radmann, diretora do IPO e coordenadora da pesquisa:

- O resultado geral é mais racional, e geralmente está ligado a questões como modismo, tendência do momento, influência da mídia e imagem pessoal. Esse resultado pode mudar a qualquer momento, ou seja, basta o Grêmio acumular algum insucesso que o número pode cair, ou então aumentar em caso de exposição maior - explica Elis.

Segundo a socióloga, liderar a pesquisa do clube do coração confere ao Brasil-Pe uma base mais sólida:

- A torcida do Brasil-Pe tem dados mais fiéis, maior sustentabilidade. É uma torcida mais fiel em Pelotas. Não vai perder espaço, como pode acontecer com a do Grêmio.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.