| 19/02/2008 21h34min
O palco do debate entre os pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, na próxima quinta-feira em Austin, Texas, originou críticas por parte do público, porque a entrada foi limitada a partidários e aos meios de comunicação. O embate entre Hillary Clinton e Barack Obama será realizado no Centro Desportivo da Universidade do Texas, com capacidade para 3 mil pessoas, mas será televisionado ao vivo pela rede CNN e difundido pela cadeia hispânica Univisión.
Os habitantes de Austin, a única cidade considerada liberal dentro de um "Estado conservador", tinham recebido com entusiasmo a idéia de participar do debate presidencial mais importante antes das primárias de 4 de março no Estado e em Ohio. A decisão dos organizadores de que o evento não será público, porém, frustrou a esperança de milhares de pessoas em assistir e participar do confronto democrata.
Os únicos que terão acesso serão os membros do Partido Democrata (a um custo de US$ 50 cada um), veículos de comunicação e alguns diretores da universidade. Segundo analistas políticos, a última vez que um evento político despertou no Estado uma expectativa similar foi em 2000, quando o então governador George W. Bush buscava a candidatura presidencial do Partido Republicano.
— Austin, por ser uma cidade universitária e de pensamento liberal, é a mais indicada para receber um debate político sério e formal, mas a paixão se apagou quando tomaram a decisão de fazê-lo praticamente a portas fechadas — comentou um analista. — Outro fator decepcionante é que dos supostos 3 mil assentos que
abriga o Centro Desportivo, apenas 100
serão destinados ao público — acrescentou.
Segundo o Partido Democrata do Texas, mais de 43 mil pessoas se inscreveram para o sorteio de 100 entradas amanhã. Apesar do mal-estar ocasionado pelo fato do evento não ser totalmente aberto ao público, o debate despertou a atenção nacional e mundial. Até o momento, pouco mais de 500 membros da imprensa solicitaram entrada para a cobertura. O Conselho Municipal de Austin também trabalha contra o relógio para acolher as milhares de pessoas que devem chegar à cidade. Segundo o prefeito Will Wynn ainda há muito o que fazer para dar segurança ao público, acesso a internet e outras solicitações dos jornalistas:
— Embora o debate seja exclusivo para alguns, as ruas de Austin estarão repletas de entusiastas, curiosos e simpatizantes. Os hotéis e restaurantes mais importantes oferecerão jantares especiais e para isso devemos estar preparados.
A polícia local afirmou que trabalha em coordenação com o serviço
secreto americano para garantir plena
segurança ao público e aos candidatos. Enquanto isso, tanto Hillary quanto Obama destinaram milhões de dólares em publicidade em inglês e em espanhol para atrair eleitores e conseguir o maior número possível de delegados democratas.
Hillary esteve na semana passada em várias cidades texanas e para amanhã planeja outros encontros com seus seguidores, antes do debate de quinta-feira. Obama já se encontra no Texas. Hoje pela manhã, esteve em San Antonio e mais tarde em Houston, antes de partir para Dallas, onde tem programado um comício.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.