clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/10/2007 07h33min

Nove jogadores passaram na sala de cirurgia

Operações atrapalham o time de Mano Menezes

Luís Henrique Benfica  |  luis.benfica@zerohora.com.br

Quase um terço dos 34 jogadores que compõem o grupo do Grêmio passou este ano pela sala de cirurgias do Hospital Mãe de Deus. A maioria com problemas no joelho. Nenhum dos nove operados voltará ao time antes de 2008.

Não se tem notícia de situação parecida nos últimos anos. A explicação, segundo os médicos, está no alto grau de competitividade. Também a repetição de pequenas lesões, em jogos e treinamentos, deteriora a estrutura física.

— O uso demasiado provoca desgaste natural. Os jogadores chegam extenuados ao final do ano — observa o médico Paulo Rabaldo.

A série de cirurgias teve início ainda no Gauchão. Dia 25 de fevereiro, o volante Adilson, à época apontado como o novo Lucas, sofreu fratura no pé direito em jogo contra o São José, em Cachoeira do Sul. Retornou no segundo semestre, quando nova fratura provocou outra cirurgia. Para ele, 2007 já terminou.

Na final da Libertadores, contra o Boca Juniors, o zagueiro Teco sofreu lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. Agora, faz fisioterapia e voltas no gramado. Retorna em 2008, se o Grêmio pagar ao Cruzeiro os R$ 500 mil restantes de seus direitos federativos.

A partir de Teco, as cirurgias se deram em seqüência alarmante. A pior situação foi a de Rodrigo Mendes. Contratado em agosto para o lugar de Carlos Eduardo, nem chegou a reestrear pelo Grêmio. Sofreu lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. Hidalgo e Ramon, com problemas nos meniscos, voltaram a correr em menos de 30 dias. Marcel fez cirurgia de apendicite e ficou fora por somente duas semanas.

— Hoje, os cortes são pequenos e a recuperação é mais breve — comenta Rabaldo.

O raciocínio vale para o meia Kelly. Uma limpeza nos meniscos do joelho esquerdo, semelhante ao que fizera em fevereiro, só que no outro, não o impediu de trabalhar na sala de musculação. Chega ao final da temporada com apenas um gol.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.