| 27/09/2007 07h13min
O rótulo de time caseiro incomoda o Grêmio. Em 13 partidas disputadas fora do Olímpico no Brasileiro, venceu apenas três. Duas delas contra Atlético-MG e Náutico, que beiram a zona de rebaixamento. A última vitória ocorreu há dois meses, no dia 25 de julho, nos Aflitos, contra o Náutico, por 2 a 0.
Um fato, porém, atenua o retrospecto negativo. Nas derrotas para Paraná, Botafogo e Vasco, quando sofreu 10 gols e não marcou nenhum, era time reserva, no início do campeonato. A prioridade era a Libertadores.
Ainda assim, o técnico Mano Menezes considera imprescindível que o time mostre na casa do adversário a mesma força do Olímpico, até para garantir presença na Libertadores.
— Em casa, o aproveitamento é tão bom quanto o do São Paulo. Mas quem garante que seguiremos 100% no Olímpico? É preciso adquirir alguma gordura fora — recomenda.
Para o zagueiro William, o Grêmio voltará a ganhar como visitante. Segundo ele, apesar das
derrotas diante de Sport, em Recife, e Cruzeiro, em
Belo Horizonte, o time não foi inferior. Compensou a baixa produção ofensiva com segurança na defesa.
— No ano passado, também melhoramos nosso aproveitamento fora nas últimas rodadas — lembra William.
Seus argumentos lembram os de Tcheco. Para o meia, o crescimento da equipe nas rodadas anteriores é um indicativo claro de que foi atingido o padrão de jogo necessário.
— Estamos mais seguros. É preciso tirar proveito do fato de que iremos enfrentar fora de casa muitas equipes em situação perigosa. Eles virão para cima e poderemos vencer no contra-ataque — acredita Tcheco.
Mano não prevê facilidades para o jogo contra o Juventude, mesmo que a equipe da Serra seja a penúltima colocada. Também diz não levar em conta o retrospecto amplamente positivo do Grêmio contra o adversário de domingo. O técnico pretende mobilizar seus jogadores usando um exemplo bem recente.
— O Juventude ganhou do Cruzeiro, a única equipe
que nos venceu nas últimas rodadas — afirma.
A
equipe fica definida hoje. Ontem, 13 jogadores foram usados como titulares. De novidade, Danilo Rios e Marcel. Ambos, contudo, não deverão jogar no Alfredo Jaconi.
Mano e seus jogadores acreditam que o Grêmio se tornou mais confiável nos últimos jogos e pode dar melhor resposta fora, como ocorreu no ano passado
Foto:
valdir friolin
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.