clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/08/2007 10h44min

Spielberg pode ajudar a criar a cerimônia de abertura de Pequim/2008

Diretor americano já ameaçou desistir dos Jogos em razão da política da China com o Sudão

O diretor de E.T e A Lista de Schindler pode ser um dos cérebros da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008. O Comitê Organizador de Pequim espera contar com Steven Spielberg, apesar do cineasta ter ameaçado recentemente encerrar sua colaboração com a China por motivos políticos. As informações são do site GloboEsporte.com.

– Spielberg foi um dos escolhidos para assessorar o Comitê em eventos culturais. Aceitou nossa carta de convite, embora não tenhamos assinado um contrato. Damos as boas-vindas para que continue nos apoiando – destacou o vice-presidente do comitê, Jiang Xiaoyu.

Spielberg ameaçou, em julho, o Governo chinês com a renúncia de seu trabalho como assessor artístico dos jogos caso Pequim não interrompesse seu apoio ao Governo do Sudão, acusado de graves violações de direitos humanos na região de Darfur. O norte-americano se uniu a outros astros de Hollywood, como Mia Farrow e George Clooney, na denúncia dos problemas de Darfur e na crítica ao apoio da China, que compra petróleo e vende armas a Cartum.

Cada um dos três adotou atitudes diferentes em relação a Pequim: Spielberg preferiu um meio termo, enquanto Farrow foi mais radical e pediu, ingenuamente, o boicote aos Jogos Olímpicos de 2008. Clooney, o mais diplomático, chegou a se reunir com líderes comunistas chineses para pedir que interrompessem seu apoio.

Mia Farrow chegou a acusar Spielberg de colaborar com o massacre por trabalhar para a China.

– Você quer entrar para história como a Leni Riefenstahl dos Jogos Olímpicos de Pequim? – questionou Mia Farrow, em alusão à diretora alemã que colaborou com o nazismo nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

Pouco depois, Spielberg enviou uma carta ao governo chinês exigindo uma mudança de política em relação ao Sudão.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.