clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/07/2007 16h23min

Comandante alerta para cansaço de pilotos e comissários

Crise no setor seria causada pela má gestão do dinheiro público

O assessor de Segurança de Vôo e Relações Internacionais do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), comandante Célio Eugênio de Abreu Júnior, alertou em reunião da CPI da Crise Aérea para o aumento do estresse e da fadiga no exercício profissional de pilotos e comissários. Ele considera o fator fundamental para a segurança de vôo. Ele observa que o estresse e a fadiga são causas muito presentes nos acidentes.

Abreu Júnior lamentou a criminalização do acidente com o Boeing da Gol, a partir do indiciamento dos pilotos norte-americanos do jato Legacy, Joseph Lepore e Jean Paul Paladino. O assessor ainda reclamou da falta de legislação específicia que proteja dados e informações sobre segurança de vôo, permitindo a divulgação de relatórios de peritos sobre a colisão. Segundo o piloto, esses relatórios só têm validade se analisados por especialistas no âmbito específico de segurança de vôo, em caráter preventivo.

Citando o depoimento do funcionário do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea) Vinícius Lanzoni Gomes, Abreu Júnior concordou que a crise no setor é causada pela incompetência administrativa na gestão do dinheiro público, com falta de visão estratégica e planejamento de médio e longo prazos.

O assessor do sindicato observou que nenhuma das medidas sugeridas pelo grupo de trabalho interministerial para gestão da crise, em novembro de 2006, foi implementada até agora.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.