| 03/11/2002 19h03min
Pela primeira vez desde a terceira rodada, o Juventude deixou de figurar entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para o São Caetano por 1 a 0 na tarde deste domingo, 3 de novembro, o time caxiense caiu para em quinto lugar, com 37 pontos. Para não complicar sua classificação à segunda fase, precisa vencer o clássico de domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, contra o Inter, que luta para escapar do rebaixamento.
O Juventude chegou descaracterizado ao clássico entre as duas sensações do Interior do Brasil. Além de não contar com suspensos Paulão, Filipe Alvim, Michel e Leonardo Manzi, o técnico Ricardo Gomes preservou Marcelo, com cansaço muscular. Isso sem falar em Dionattan, ainda em recuperação de lesão. Diante dos desfalques e da força do adversário, a saída foi reforçar a marcação, com a presença de três volantes – Fernando, Élder e Marcelinho Paulista.
A barreira de meio-campistas não conteve a pressão do São Caetano no primeiro tempo. O Azulão já havia criado sete escanteios quando conseguiu o gol, aos 22 minutos. Em uma falta na meia-lua da grande área, o goleador Adhemar não perdoou. Disparou uma bomba, com efeito, e venceu o goleiro Diego.
As ausências de Marcelo e Michel tiraram o poder de articulação da equipe caxiense. O Juventude só conseguiu concluir a gol aos 30 minutos, uma cabeçada fraca de Edmílson. Dois milagres de Diego salvaram o Ju de sofrer o segundo gol. Primeiro, o goleiro mandou pela linha de fundo outra bola chutada por Adhemar. Na cobrança do escanteio, salvou a conclusão de Magrão.
No intervalo, Ricardo Gomes tentou corrigir o posicionamento do meio-campo. Mas o São Caetano continuou soberano no jogo. Aos 25 minutos, Élder cometeu pênalti em Anaílson. Na cobrança, Magrão ampliou. Um minuto depois, Adhemar invadiu a área sozinho e chutou para fora. Pouco depois, em grande jogada de Anaílson, mais uma vez Adhemar desperdiçou grande oportunidade.
Com a entrada de Rosivaldo, o Ju melhorou. Foi dele uma boa jogada que resultou no pênalti sobre Felipe Conceição. Valdo cobrou e descontou, aos 39 minutos. Logo em seguida, Rosivaldo, na entrada da pequena área, chutou para fora a chance do empate – um resultado que o Juventude, pela atuação, não merecia.
O Juventude tem mais três jogos pela frente – Inter e Paysandu, em casa, e Atlético-PR, fora – e precisa de mais três pontos para assegurar, matematicamente, a vaga na segunda fase.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.