clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/04/2007 09h37min

PT e PMDB negociam comando de CPI do Apagão na Câmara

Briga entre Planalto e oposição pode levar petistas a abrirem mão de relatoria

Os aliados do Planalto estudam uma manobra para reduzir o choque com a oposição na Câmara sem abrir mão do controle da CPI do Apagão Aéreo. O PT pode abrir mão da relatoria da comissão para o PMDB e ficar com a presidência. Os nomes ainda estão indefinidos.

Os líderes aliados rechaçaram a hipótese de um acordo com a oposição que passaria por ceder a relatoria ou a presidência da comissão ao PSDB em troca do fim da CPI do Apagão no Senado.

O líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (RJ), disse que "não se trata de passar o rolo compressor" sobre a oposição, mas de respeitar o regimento interno da Câmara. Pelo regimento, a presidência cabe ao maior partido (no caso, o PMDB), que tem o direito de indicar o relator. A relatoria é a vaga mais cobiçada porque é tarefa do relator elaborar o texto final da CPI, que sugere indiciamentos e aponta irregularidades.

O petista negou que, no governo, o PT tenha atuado da mesma forma que o PSDB, que controlou as últimas oito CPIs no governo Fernando Henrique.

– O PT no governo vai fazer o que a legislação permitir – afirmou Luiz Sérgio.

A CPI do Apagão Aéreo na Câmara deve começar a funcionar depois do feriado de 1º de maio.

No Senado, o PSDB e o Democratas indicaram ontem os nomes escolhidos para a CPI, se antecipando ao prazo de 20 dias estabelecido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O Democratas indicou os senadores Demóstenes Torres (GO), Agripino Maia (RN) e Antonio Carlos Magalhães (BA) para titulares da CPI. O PSDB escolheu os senadores Sérgio Guerra (PE) e Mário Couto (PA) também como membros titulares. As duas legendas indicaram ainda os senadores Raimundo Colombo (Democratas-SC), Romeu Tuma (Democratas-SP), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) como suplentes.

Agripino disse que decidiu antecipar os nomes como forma de pressionar os demais partidos para que escolham os integrantes da CPI.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.